Assis perdeu posições no ranking do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2026, divulgado nesta quarta-feira, dia 20, e ficou atrás de cidades da região no levantamento nacional que mede a qualidade de vida nos municípios brasileiros.
A cidade saiu da 192ª colocação registrada em 2025 para o 219º lugar entre os 5.570 municípios avaliados no país, uma queda de 27 posições em apenas um ano.
Apesar do recuo no ranking nacional, Assis apresentou leve crescimento na nota geral, passando de 66,49 para 67,76 pontos em uma escala de 0 a 100. O resultado mostra que o município teve melhora em alguns indicadores, mas acabou ultrapassado por cidades que avançaram de forma mais acelerada.
Os dados do IPS mostram que Assis também perdeu desempenho relativo em áreas importantes. Em 2025, a cidade ocupava posições de destaque em alguns indicadores nacionais, como moradia, onde aparecia em 1º lugar entre municípios da mesma faixa de PIB per capita, além de figurar entre os melhores colocados em segurança pessoal, acesso ao conhecimento básico e acesso à educação superior.
2025
192º
no Brasil · 123º em SP
Nota: 66,49
2026
219º
no Brasil · 137º em SP
Nota: 67,76
▼ 27 posiçõesDesempenho por dimensão
Subdimensões
Já em 2026, vários desses indicadores apresentaram queda de posicionamento. O eixo de “Necessidades Humanas Básicas”, por exemplo, caiu da 5ª para a 432ª posição nacional. “Fundamentos do Bem-Estar” passou da 7ª para a 394ª colocação, enquanto “Oportunidades” despencou da 7ª para a 957ª posição.
Entre os destaques positivos do levantamento deste ano para Assis estão os índices de água e saneamento, que apareceram na 68ª colocação nacional, além de “Liberdades Individuais e de Escolha”, que ficou em 25º lugar no país. O acesso à educação superior também teve bom desempenho, ocupando a 185ª posição nacional.
Por outro lado, alguns indicadores chamaram atenção negativamente, como inclusão social, que apareceu apenas na 4.986ª colocação, além de segurança pessoal, que ficou em 2.160º lugar. O item saúde e bem-estar também teve desempenho baixo, ocupando a 3.370ª posição nacional.
Região teve cidades melhor colocadas
Assis ficou atrás de municípios menores da região no ranking nacional do IPS Brasil 2026. Quintana foi o melhor desempenho regional, aparecendo na 36ª colocação nacional. Tarumã ficou em 87º lugar, enquanto Pedrinhas Paulista apareceu na 121ª posição.
IPS Brasil 2026 — Ranking Regional
Classificação entre 5.570 municípios brasileiros| # | Município | Posição nacional |
|---|---|---|
| 1 | Quintana | 36º |
| 2 | Tarumã | 87º |
| 3 | Pedrinhas Paulista | 121º |
| 4 | Cruzália | 125º |
| 5 | Cândido Mota | 173º |
| 6 | Assis | 219º |
| 7 | Platina | 221º |
| 8 | Palmital | 963º |
| 9 | Maracaí | 973º |
| 10 | Paraguaçu Paulista | 1.298º |
| 11 | Florínea | 1.776º |
Brasil teve melhora discreta
Segundo o IPS Brasil 2026, a média nacional ficou em 63,40 pontos. O levantamento aponta avanço moderado em indicadores sociais, mas ainda destaca dificuldades do país em áreas como inclusão social, oportunidades e acesso igualitário a direitos.
O estudo também ressalta que o estado de São Paulo segue concentrando boa parte dos municípios mais bem posicionados do Brasil.
Gavião Peixoto lidera ranking nacional
A cidade de Gavião Peixoto voltou a liderar o ranking nacional do IPS Brasil 2026, mantendo destaque em indicadores sociais, educacionais e de qualidade urbana.
Entre as capitais brasileiras, Curitiba apareceu como a melhor colocada do país no levantamento deste ano.

