28 de Junho de 2022
20º/30º
Entretenimento - Blog

Risco de doenças vasculares aumentam durante o frio

As temperaturas cairão a pelo menos 10°C no sul e sudeste do país, o que é considerado abaixo do normal para maio

Segundo o Climatempo, as temperaturas cairão a pelo menos 10°C no sul e sudeste do país, o que é considerado abaixo do normal para maio. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, essa frente fria é a soma da presença do fenômeno La Niña - ocasionando um resfriamento das águas no oceano pacífico -, uma massa de ar polar vinda da Antártida e um ciclone extratropical a caminho do sul do continente.

Um estudo feito em São Paulo por médicos da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, divulgado em 2018, aponta que o risco de doenças como infarto e insuficiência cardíaca é 30% maior durante a estação mais fria do ano. A pesquisa foi realizada entre 2008 e 2015 com dados do Cadastro Nacional de Saúde.

Dentro disso, há um aumento no número de casos de doenças vasculares nos períodos mais frios por conta de um mecanismo conhecido como vasoconstrição. Este ocasiona a contração dos vasos sanguíneos, o que gera uma dificuldade para a circulação sanguínea em extremidades do corpo como pernas e pés.
Divulgação Agência Contatto
Bem-Estar
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM