Buscar no site

Dia Mundial sem Tabaco, comemorado hoje, é um convite para quem quer abandonar o vício

  • 31/05/12
  • 07:00
  • Atualizado há 621 semanas

O mundo celebra hoje o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde e serve para que as pessoas reflitam sobre os males que o cigarro provoca.

Estima-se que, ainda hoje, mesmo com todo o acesso às informações, cerca de 100 mil pessoas se tornem fumantes todos os dias.

O tabagismo é a segunda maior causa de mortalidade em todo o mundo, só perde para a hipertensão. Quem fuma, põe pra dentro do organismo mais de 4 mil e 700 substâncias tóxicas, que prejudicam o corpo e viciam.

Para se ter uma ideia, as estatísticas revelam que os fumantes têm 10 vezes mais chances de ter câncer de pulmão do que um não fumante. E, entre eles, é 5 vezes maior também o risco de sofrer um infarto e apresentar problemas sérios, como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.

Por isso, apesar de não ser uma tarefa fácil, o ideal é que o fumante se livre do vício. Precisa, como todos sabem, muita força de vontade e às vezes até mesmo apoio médico e psicológico. Quem está nessa situação, pode aproveitar esse dia 31 de maio para dar o primeiro passo.

Receba nossas notícias em primeira mão!