Buscar no site

O dia 1º de dezembro é o dia da invenção do Bingo

  • 15/12/20
  • 14:00
  • Atualizado há 175 semanas

O mês de dezembro não é especial somente por conta do Natal ou Réveillon - para os amantes da jogatina, principalmente, é o mês de celebração da criação do atemporal jogo de bingo. Desenvolvido em dezembro de 1929 pelo polonês Edwin S. Lowe, ele consiste em bolas numeradas que são colocadas dentro de um globo e sorteadas aleatoriamente, uma a uma. Ele é bastante comum no Brasil, sendo quase uma regra em eventos como quermesses, festas juninas e nas próprias casas de bingo, além de ser bastante praticado em reuniões de amigos e familiares, para alegrar as festas.

História do bingo

O jogo, como conhecemos nos dias de hoje, foi amplamente divulgado por Edwin Lowe nos Estados Unidos - ele era um fabricante de brinquedos, e ganhou fama ao reinventar e popularizar a diversão com números. Natural da Polônia, Edwin estudou boa parte da sua vida na Palestina, porém, logo ao chegar na idade adulta resolveu testar novos ares, e acabou se mudando para os Estados Unidos.

Ele passou a negociar brinquedos assim que chegou nos EUA, e costumava viajar todo o país vendendo seus produtos. Até que no dia 1º de dezembro de 1929, durante uma viagem a Jacksonville, Georgia, Lowe conheceu um grupo de indivíduos divertindo-se com uma brincadeira popular da época, o "Beano". Acredita-se que o Beano é um derivado de alguns jogos de Loto europeus que tiveram origem na Itália por volta dos anos de 1530, quando o país passou por uma unificação, e passou a organizar o "Giuocco del Lotto d'Italia" (Uma espécie de loteria local).

Lowe se interessou bastante pelo Beano após experimentá-lo em Jacksonville, e resolveu recriar o jogo, chamando alguns dos seus amigos para testá-lo. Diz a lenda que uma das suas amigas, após ganhar uma partida, ficou tão feliz e eufórica que ao invés de bradar "Beano!", gritou a plenos pulmões "Bingo!". A partir de então, a atividade se tornou bastante popular entre seus amigos e familiares, e Lowe passou a imprimir cartelas e comercializá-las, e o nome que as estampavam era Bingo.

Em 1973, a companhia de brinquedos fundada por Lowe acabou sendo vendida pela quantia de US $26 milhões. Mas, atualmente, o jogo clássico recebeu uma nova roupagem, e não é mais necessário ir até os estabelecimentos para se ter um pouco de diversão com ele, já que podemos aproveitar para jogar bingo online grátis, além de concorrer a bônus e desfrutar de várias versões desse game icônico. O bingo é um dos jogos mais populares do mundo, junto a alguns outros de fama mundial, como a roleta e o blackjack - e por que não conhecermos um pouco da origem deles também?

Outras opções populares

A criação da roleta remonta ao século XVII, mais precisamente no ano de 1655, quando o famoso físico e matemático francês, Blaise Pascal tentava criar uma máquina de movimento perpétuo - ou seja, uma máquina que não precisaria de alimentação externa para funcionar. Seu experimento "falhou", mas acabou dando origem a um dos jogos mais conhecidos da história. A roleta acabou se popularizando na França e logo ganhou projeção global.

Já o blackjack ou, como é mais conhecido no Brasil, o vinte e um, não tem uma data de criação precisa, e gera bastante discordância entre os historiadores. Alguns afirmam que ele deriva de um jogo da era romana onde blocos de madeira eram utilizados, representando os números envolvidos na jogatina. Porém a primeira referência escrita ao blackjack está em um conto de Miguel de Cervantes, o Rinconete y Cortadillo, que foi publicado em 1613, mas que se acredita ter sido escrito entre 1601 e 1602. Em certo momento do conto, Cervantes relata a ação de dois vigaristas que são bastante habilidosos em trapacear no Veintiuna (vinte e um em espanhol) - além disso na história é relatado que o objetivo do jogo é alcançar os 21 pontos.

Divulgação - O dia 1º de dezembro é o dia da invenção do Bingo
O dia 1º de dezembro é o dia da invenção do Bingo

Receba nossas notícias em primeira mão!