Buscar no site

Você sabia que hoje (21) é o dia mais longo do ano?; entenda

O dia 21 de dezembro de 2022 marca o início do verão. Entenda o que isso significa.

  • 21/12/22
  • 10:00
  • Atualizado há 70 semanas

A estação mais quente do ano já está entre nós! O dia 21 de dezembro marca o início do solstício de verão.

O solstício de verão ocorre justamente quando um dos pólos da Terra atinge sua inclinação máxima em direção ao sol, ou seja, nesta época do ano os raios solares são bem mais fortes.

Outra curiosidade é que o dia 21 de dezembro, início do solstício de verão, é o dia mais longo do ano. Isso ocorre em todo o hemisfério sul, em contrapartida, ao mesmo tempo, acontece o solstício de inverno no hemisfério norte.

No momento do solstício, diferentemente do equinócio, o Sol estará em seu posicionamento máximo de norte a sul do planeta Terra. Logo, isso produz luminosidades diferentes para os dois hemisférios terrestres. O hemisfério sul receberá mais luz e estará no verão. Já no hemisfério norte, menos luz e estará no inverno.

Você sabia que hoje (21) é o dia mais longo do ano?; entenda (Foto/Arquivo TupãCity)
Você sabia que hoje (21) é o dia mais longo do ano?; entenda (Foto/Arquivo TupãCity)

O que é Solstício de verão?

O solstício de verão é um fenômeno onde um dos hemisférios está mais voltado para o Sol. Dessa forma, ele fica mais iluminado e por mais tempo, fazendo esse dia alcançar o pico de duração em todo o ano.

"À medida que o ano passa, um lado da Terra estará mais iluminado. Então, o solstício de verão acontece quando o Hemisfério Sul está no máximo de iluminação, quando o lado do Hemisfério Sul está mais voltado para o Sol", explica Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador de Comunicação da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

A rigor, o solstício é um momento muito específico do dia, quando o hemisfério está no pico de iluminação. Nesse caso, será às 10h. As cidades localizadas abaixo do Trópico de Capricórnio estarão um pouquinho mais próximas do Sol do que aquelas acima do trópico. Por isso, o dia nos estados da Região Sul e em parte do estado de São Paulo, incluindo a capital, será um pouco mais longo do que nos demais estados do país.

No entanto, não faça planos pensando em aproveitar algumas horas a mais de Sol na praia ou no parque. O dia será cerca de um minuto mais longo, sobretudo se comparado ao dia anterior. Trata-se de um fenômeno astronômico, reflexo de uma série de outros fenômenos, como a rotação e translação, por exemplo.

Verão

Nesta quarta-feira, às 18h48 (horário de Brasília) começa o verão 2023 no Hemisfério Sul, que se estende até às 18h24 do dia 20 de março. A nova estação herda da primavera a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que segue ativa e provocando tempestades com rajadas de vento de 50 a 70 km/h, em média, no centro-norte do Brasil.

A chuvarada deste episódio de ZCAS abrange estados como o Espírito Santo, o centro-norte e litoral sul do Rio De Janeiro, parte de Minas Gerais, de Goiás, do Mato Grosso, do Pará e do Amazonas. As capitais na rota dos temporais são: Vitória, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Cuiabá e Manaus.

Receba nossas notícias em primeira mão!