07 de Dezembro de 2022
20º/30º
Entretenimento - Comportamento

Desenvolver uma Apresentação Online eficaz a partir de casa

Atualmente as apresentações virtuais são cada vez mais frequentes. Muitas empresas já estavam a usar o modelo de trabalho a partir de casa, mas com a chegada do Covid-19 muitas outras foram forçadas a adotar esse método e o homeworking começou a ser ainda mais usado.
Com o aumento exponencial do número de pessoas a trabalhar a partir de casa, a necessidade de fazer reuniões e apresentações online também cresceu bastante, mas desenvolver uma boa apresentação online, que seja cativante para o ouvinte e que consiga transmitir a sua mensagem pode ser um desafio.
Para conseguir desenvolver uma boa apresentação online deve conhecer algumas dicas essenciais, como por exemplo, usar imagens impactantes e empregar um bom ritmo e dinamismo. Na verdade, a escolha das imagens a usar é um dos fatores mais importantes e usar um sistema que permita remover fundo de imagem pode ser uma grande ajuda.




Dicas essenciais para desenvolver uma apresentação online eficaz
Garantir que tem a iluminação e o fundo corretos - Se está a preparar uma apresentação não se pode esquecer que as pessoas têm de a conseguir ver e ouvir bem. Para tal é essencial ter uma boa iluminação, fundo e som.

A iluminação deve ser uma luz frontal e caso tenha uma janela nas suas costas, não se esqueça de a tapar, por forma a evitar sombras indesejadas.
No que diz respeito ao fundo, este é importante porque se fizer a sua apresentação com uma imagem de fundo desorganizada a sua audiência terá a tendência de perder o foco.

Muitas das plataformas usadas para reuniões e apresentações online disponibilizam fundos virtuais que pode selecionar para a sua apresentação.
Um ótimo exemplo de plataforma online que pode escolher para a sua apresentação online é o Zoom. Neste software também encontra uma seleção de fundos que pode escolher.

Uma boa qualidade de som é outro parâmetro importante para conseguir fazer com que a sua mensagem seja transmitida como deseja, por isso não se esqueça de fazer um teste de som antes de iniciar a sua apresentação.


Conhecer a tecnologia que está a usar - Todos sabemos que, por vezes, a tecnologia e determinadas ferramentas que não conhecemos bem podem ser um verdadeiro pesadelo. Antes de iniciar a sua apresentação online escolha a plataforma que vai usar e explore-a. Não há nada pior do que ter "problemas técnicos" durante uma apresentação.

Se possível tenha um coapresentador que seja responsável pela parte tecnológica e por moderar o chat. Assim pode focar-se na apresentação e brilhar perante a sua audiência.

Ter uma presença animada quanto baste - A presença humana é sempre um fator relevante numa apresentação, caso contrário bastaria indicar à audiência para ler um determinado capítulo de um livro.
Para conseguir desenvolver uma boa apresentação online deve ter uma presença animada, mas sem exageros. Não há nada mais aborrecido do que assistir a uma apresentação online em que o apresentador fala de forma monótona, mas quando o apresentador tem demasiada energia isso também se torna cansativo. Em qualquer um dos casos o resultado é uma audiência desatenta e desinteressada. Assim deve encontrar um meio termo e mostrar-se animado na medida certa.

Criar slides interessantes - Se vai usar slides para a sua apresentação online, eles têm de ser realmente interessantes e não devem fazer com que a sua audiência se "desligue" quando chega ao terceiro ou quarto slide.
Para tal deve usar mais imagens e vídeos do que texto. Uma boa imagem ou vídeo ajuda a manter o interesse e a fazer com a sua apresentação seja um sucesso.

No entanto, encontrar boas imagens ou vídeos para usar pode ser complicado, principalmente se procurar fontes sem custos associados. Sugerimos o site Pixabay, onde tem acesso livre a uma biblioteca ampla de imagens (fotos, ilustrações, vetores), vídeos e até músicas que pode usar para melhorar a sua apresentação.



Também não podemos deixar de referir que existem inúmeras plataformas onde pode descarregar um layout já pré-desenvolvido que posteriormente pode adaptar à sua apresentação e assim brilhar de forma muito simples.

Resumo sobre como fazer uma apresentação online a partir de casa
Em suma, para conseguir desenvolver uma apresentação online a partir de casa, que seja um sucesso garantido, é importante ter atenção a aspetos práticos. Alguns fatores a ter em conta são: a iluminação, fundo e qualidade de som, mas também não se deve esquecer que a sua presença fará toda a diferença entre desenvolver uma apresentação atrativa ou monótona.

Por fim, recorrer a diversas ferramentas online vai ajudar a estruturar uma apresentação mais interessante.

Usar layouts de apresentações desenvolvidos por profissionais, procurar imagens de qualidade elevada e conseguir trabalhar essas imagens através, por exemplo, da remoção do fundo, fará com o resultado final da sua apresentação seja único e realmente interessante para a audiência.
Aplique as nossas sugestões e eleve as suas apresentações para um nível de atratividade superior.
Assessoria de imprensa
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM