Buscar no site

O que é efeito rebote e como ele pode sabotar seu emagrecimento?

Está tentando emagrecer e teme pelo efeito rebote? Veja a seguir como evitá-lo

  • 08/11/22
  • 19:00
  • Atualizado há 76 semanas

Você sabia que o termo "emagrecimento" é mais procurado no Google do que o termo "felicidade"? Este, infelizmente, é um dado obtido por uma pesquisa realizada pela plataforma de consultoria digital SEMRush no ano de 2018 entre os brasileiros.

Como é de se presumir, o peso tem exercido nos últimos tempos um papel de extrema relevância na autoestima das pessoas. Por essa razão, a procura sobre informações acerca da perda de peso e eliminação de indesejadas "gordurinhas" é tão expressiva.

Tendo em vista que a procura é grande, por óbvio, existem diversas informações a respeito do tema na internet, levando as pessoas a seguirem dietas sem qualquer escopo profissional.

Uma das possíveis consequências dessas ações é o efeito rebote. Para entender melhor sobre o que se trata, continue a leitura abaixo.

O que é o efeito rebote?

O efeito rebote, também conhecido como efeito ioiô ou efeito sanfona, ocorre quando o peso que alguém perdeu em uma dieta volta rapidamente, ou seja, a pessoa engorda novamente.

Isso ocorre porque tanto o peso, quanto a alimentação e o metabolismo regulam-se por diversos hormônios que atuam no tecido adiposo, no cérebro e em outros órgãos do corpo humano.

Isso significa que a recuperação do peso não é exclusivamente atrelada à mudança da alimentação, como também em mudanças metabólicas e fisiológicas.

Do contrário, o corpo humano tende a entender que a perda de peso é uma ameaça, razão pela qual os quilos são recuperados rapidamente.

Quais são as principais causas do efeito rebote?

O efeito rebote está associado a diversas causas. Entre eles, podemos destacar:

· Tipo e composição da dieta: quando a alimentação é muito restritiva, monótona e desequilibrada nutricionalmente, o efeito rebote é favorecido ao longo do tempo;

· Tamanho das células adiposas: apesar de esvaziarem, as células do tecido adiposo permanecem do mesmo tamanho por um período após a perda de peso, o que pode causar este efeito indesejado;

· Alteração nos hormônios da saciedade: excepcionalmente, ao emagrecer, é possível que o nível de um hormônio chamado de peptídeo pancreático aumente, ocasionando, como consequência, o aumento do apetite;

· Mudança no apetite: além das alterações fisiológicas, há quem acredite, no ramo da nutrição, que muitas pessoas após perderem peso enxergue a comida como uma recompensa, o que implica no efeito sanfona a curto prazo.

Como evitar o efeito rebote?

O primeiro passo para evitar o efeito rebote é, sem dúvida, ter acompanhamento de nutrólogo ou nutricionista antes de iniciar qualquer dieta. Esses profissionais adequarão as necessidades de cada paciente de forma individual e personalizada.

Além disso, algumas dicas podem ser seguidas. Entre elas, destacamos:

· Não seguir dietas muito restritas e desequilibradas nutricionalmente;

· Buscar uma verdadeira reeducação alimentar, que implicará em mudanças no estilo de vida;

· Ter em mente que a perda de peso deve ser progressiva;

· Fazer refeições a cada três horas, em pequenas proporções;

· Ao se alimentar, mastigue devagar os alimentos, permitindo que o sinal de saciedade chegue ao cérebro, evitando o consumo de comida em quantidade superior à necessária;

· Realizar atividades físicas, ao menos durante três vezes na semana, com duração mínima de uma hora.

Dicas de como ter uma dieta adequada

Apesar das dicas acima, nós sabemos que nem sempre as pessoas conseguem seguir rigorosamente os cardápios indicados pelos nutricionistas e nutrólogos, não é mesmo?

Por esse motivo, nós indicamos que, mesmo que não seja exatamente como seu profissional de confiança tenha indicado, você siga os seguintes passos, que ajudarão a manter a qualidade na sua alimentação. Confira:

· Escreva os horários que serão, efetivamente, suas refeições, e o que conterá em cada uma delas;

· Durante o dia, verifique as quantidades do que come. O recomendado é que sejam porções contendo 3 carboidratos, 2 proteínas, 5 verduras e 3 frutas;

· Alterne a forma de preparação dos ingredientes. Mesmo que o profissional tenha te indicado comer peito de frango grelhado, você pode optar por outra forma de preparo, incluindo temperos diferentes, para que não enjoe e fuja da dieta;

· Como sabemos que a preguiça e até mesmo a correria do dia a dia podem atrapalhar a alimentação, tente deixar os alimentos semiprontos;

· Prepare seu café da manhã com antecedência. Se você tem dificuldade em levantar-se muito mais cedo para escolher e preparar o que irá comer, já deixe na noite anterior preparado. Assim não deixará de comer e nem exagerará.

O que não deve ser feito na dieta?

Além de tudo o que falamos anteriormente, existem hábitos e atitudes que prejudicam qualquer dieta. Saiba quais são eles para evitá-los:

· Não ter paciência;

· Ter metas inatingíveis;

· Buscar por dietas que estão na moda;

· Excluir consideravelmente e drasticamente o carboidrato;

· Não comer a quantidade ideal de proteínas;

· Excluir da dieta o glúten e a lactose;

· Consumir produtos light ou diet;

· Apostar em barrinhas de cereais, muitas vezes cheias de aditivos químicos;

· Exagerar nas porções;

· Pular refeições;

· Não comer quando sentir fome;

· Descontar todos os problemas na comida;

· Comer enquanto está realizando outras atividades;

· Dormir mal ou pouco.

Considerando tudo o quanto exposto, o mais importante é buscar pela saúde, que virá somente com alimentação balanceada, sono equilibrado e exercícios físicos. A perda de peso e de gordura é uma consequência dos bons hábitos.

Ademais, a depender da quantidade de gordura perdida, algumas amostras de pele podem ficam sobrando pelo hiper esticamento, então a abdominosplastia, pode ser considerada uma boa alternativa para resultados ainda melhores.

Receba nossas notícias em primeira mão!