Buscar no site

Vitrine Animal orienta sobre Leishmaniose

A Vitrine Animal, loja especializado no segmento pet, preparou algumas dicas por meio da sua veterinária

  • 15/08/22
  • 09:00
  • Atualizado há 88 semanas

A Leishmaniose em cães é uma infecção parasitária causada por protozoários que atacam o sistema imunológico do animal. É uma doença (zoonose) que pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa, sendo o mosquito-palha o vetor. É por isso, que a Vitrine Animal, loja especializado no segmento pet, preparou algumas dicas por meio da sua veterinária, Josiane Silva Camargo Dalevedo. Você deve ficar atento a qualquer sintoma e procurar um profissional da sua confiança.

Os animais ou humanos contaminados pela Leishmaniose podem chegar a óbito. "Por isso, essa enfermidade é uma questão de saúde pública que exige cuidado de todos no combate e prevenção", explica a veterinária.

Sintomas mais comuns da leishmaniose:

• Lesões, perda de pelos e descamação na pele;

• Machucados que não saram e feridas nas orelhas;

• Infecções nas patas (pododermatite);

• Pele grosseira por excesso de produção de queratina

(hiperqueratose dos coxins);

• Unhas espessas e em formato de garras (onicogrifose);

• Machucados que não saram e feridas na orelha;

• Problemas oculares: Secreção persistente, piscadas excessivas e incômodo nos olhos e em volta das pálpebras

Como é feito o diagnóstico da doença?

A única maneira de saber com certeza se seu amigo foi infectado é levando-o a um veterinário. O diagnóstico é feito por meio dos exames de sangue de sorologia, reação de imunofluorescência indireta (RIFI) e PCR.

Outra maneira de se chegar ao diagnóstico é o imprint de feridas, ou seja, uma citologia por decalque no qual colhe-se fragmento do órgão ou nódulo a ser examinado a fim de tentar localizar o parasita. A entrevista com o tutor, assim como a avaliação clínica do paciente, também são muito importantes para ajudar o profissional a solicitar os exames adequados com precisão.

Tratamento para leishmaniose em animais:

Essa realidade começou a mudar em 2016, quando surgiu um novo medicamento regulamentado pelo Ministério da Saúde e com resultados bastante positivos. Mas é preciso lembrar que a leishmaniose permanece sem cura total. O que esse tratamento faz é promover uma cura clínica e epidemiológica.

Isso significa que o cachorro não apresentará lesões ou sinais de estar doente. Ele vive como se fosse um animal saudável. O medicamento diminui a carga da Leishmania de forma a conter os prejuízos da doença. Esse animal também deixa de ser fonte de transmissão.

Ainda é uma cura parcial, pois o parasita continua vivendo no cachorro, mas já demonstra um grande avanço. Porém, é um tratamento caro, longo e que requer muito cuidado e intenso acompanhamento veterinário. Possivelmente, o cachorro infectado terá de repetir o tratamento, realizar exames e avaliações clínicas para acompanhamento ao longo da vida.

Como prevenir a leishmaniose:

- Limpeza: uma das principais formas de prevenção é evitar a proliferação do mosquito. Como ele gosta de ambientes ricos em matéria orgânica, é importante manter o ambiente onde o seu animal vive higienizado.

- Tela de proteção: instalar telas de proteção em casa ajuda a proteger o seu pet, impedindo que o mosquito entre e contamine o animal.

- Coleira repelente ou repelente: coleira repelente ou borrifar a solução repelente no animal afasta o mosquito do seu pet.

- Vacina: outra forma de prevenção da leishmaniose canina é a vacinação. A vacina pode ser tomada por filhotes acima dos 4 meses de idade. É administrada em três doses, com intervalo de 21 dias entre elas, e deve ser repetida todos os anos. Entretanto, é preciso ressaltar que somente os cachorros avaliados como soro negativo (que comprovadamente não apresentam o parasita) podem tomá-la. E embora seja importantíssima para a prevenção e tenha bons resultados, a vacina infelizmente não protege 100%.

Serviço

Vitrine Animal

Avenida Rui Barbosa, 1822 - Centro de Assis

Telefone: (18)3323-6636

WhatsApp: (18) 99705-9916

Facebook - www.facebook.com/vitrineanimaloficial

Receba nossas notícias em primeira mão!