Neste 4 de abril de 2025, a cidade de Cruzália completa 60 anos de sua emancipação como município. No entanto, dizem os relatos da tradição oral da cidade que sua história começou décadas antes, nos anos 1920, com os senhores Francisco Máximo da Silva e Joaquim Lourenço Gonçalves. Na época, o local ainda era um patrimônio e recebeu o nome de São Sebastião da Cruz Alta, em homenagem ao padroeiro São Sebastião.

Mapa da região mostrando

A mudança de nome veio pouco depois, inspirada em uma árvore com galhos em forma de cruz existente na região. O povoado passou a ser chamado apenas de Cruz Alta, quando ainda pertencia ao município de Maracaí e era propriedade da família Serôdio, cuja fazenda se localizava em Pedrinhas, hoje Pedrinhas Paulista.

Integrantes da Colônia Riograndense, na região. Anos 20 - FOTO: Luiz Barros/Cruzália - Memória Fotográfica - Luiz Barros/Cruzália - Memória Fotográfica

A fertilidade do solo atraiu moradores de cidades vizinhas, que instalaram casas de comércio, como armazéns, bares e lojas de secos e molhados, facilitando o abastecimento da população local, antes dependente de centros maiores como Assis e Cardoso de Almeida, mais distantes e com transporte precário.

Nos anos 30, o transporte pelas estradas em Cruzália era feito com correntes nos pneus para enfrentar o barro - FOTO: Luiz Barros/Cruzália - Memória Fotográfica - Luiz Barros/Cruzália - Memória Fotográfica

As primeiras famílias viviam da lavoura, principalmente de milho, e da criação de porcos. Em 5 de julho de 1935, o povoado foi elevado a Distrito de Paz com o nome de Cruz Alta. Um ano depois, passou a se chamar Cruzália, para evitar confusão com o município homônimo do Rio Grande do Sul.

Praça da Igreja Matriz antigamente - FOTO: Luiz Barros/Cruzália - Memória Fotográfica - Luiz Barros/Cruzália - Memória Fotográfica

A emancipação político-administrativa ocorreu em 4 de abril de 1965, graças à articulação do líder local Patrício Zandonadi e do deputado estadual Lúcio Casanova Neto. O processo foi oficializado pela Lei nº 8.092, de 31 de dezembro de 1964.

Prédio da primeira Prefeitura Municipal de Cruzália - FOTO: Luiz Barros/Cruzália - Memória Fotográfica - Luiz Barros/Cruzália - Memória Fotográfica
Membros da 1º Câmara Municipal de Cruzália - FOTO: Luiz Barros/Cruzália - Memória Fotográfica - Luiz Barros/Cruzália - Memória Fotográfica

Segundo dados do IBGE, Cruzália tem população estimada em 2.021 habitantes (2021), com área de 149 km² e densidade demográfica de 15,26 habitantes por km². O município integra a microrregião de Assis, e seus moradores são chamados de cruzalienses.

[h4]Programação especial marca aniversário[/h4]

Para celebrar as seis décadas de história, a Prefeitura preparou uma programação especial que se estende até domingo, 6. As festividades serão realizadas na Praça Herbert Henschel, com atrações musicais, praça de alimentação, brinquedos para as crianças e a final do campeonato municipal de futebol.

Pelas redes sociais, o prefeito Arildo Mosquito destacou o orgulho de participar do momento. “Hoje meu coração se enche de orgulho e gratidão. Cruzália completa 60 anos de história, e celebrar essa data é olhar para trás com respeito, reconhecer a força da nossa gente e seguir em frente com esperança e trabalho. Que este aniversário reforce em todos nós o compromisso com o futuro que sonhamos: uma Cruzália cada vez mais humana, justa, próspera e cheia de oportunidades”, escreveu.

Praça da Matriz - FOTO: Prefeitura de Cruzália/Divulgação - Prefeitura de Cruzália/Divulgação

[h4]Confira a programação do aniversário:[/h4]

Cruzália celebra 60 anos de história com shows de Lorena Cristine e Bruno&Barreto nesta sexta-feira, 04 - Divulgação

Sexta-feira, 04 de abril

08h – Missa em Ação de Graças

21h – Show com Lorena Cristine

23h – Show com Bruno & Barreto

Sábado, 05 de abril

23h – Show com Mayck & Lyan

Encerramento com DJ Old Mug

Domingo, 06 de abril

Final do campeonato de futebol

Compartilhar.
📲 Participe do canal do Assiscity no WhatsApp na região

NOSSOS COLUNISTAS