29 de Janeiro de 2023
20º/30º
Notícias - Esporte

Festival de Capoeira reunirá mais de 400 praticantes em Tupã nos dias 10 e 11/12

Evento gratuito, no Ginásio Elias Kenaifes, recebe apoio da Subsecretaria de Cultura

Festival de Capoeira reunirá mais de 400 praticantes em Tupã nos dias 10 e 11/12 (Foto: Reprodução)
Festival de Capoeira reunirá mais de 400 praticantes em Tupã nos dias 10 e 11/12 (Foto: Reprodução)


Nos dias 10 e 11 de dezembro, o Instituto de Casa do Capoeira de Tupã do professor Diego Zóio realizará o Festival de Capoeira e Troca de Graduação no Ginásio de Esportes Elias Kenaifes. O evento reunirá mais de 400 praticantes de 25 cidades do Brasil numa celebração da cultura nacional. 

 No sábado (10), às 19h, e no domingo (11), a partir das 9h, haverá rodas de capoeira, troca de graduação, samba de roda, musicalidade, palestras e a participação do Djcapuera Cruzeiro, capoeirista de Cotia (SP), que virá da Grécia para o Festival. 

Segundo o organizador e mestre, Diego Zóio, o objetivo é mostrar a força deste esporte, que é um misto de luta, arte, dança, ritmos e música. "A galera que gostaria de saber um pouco sobre a capoeira, se quer conhecer a capoeira esse é o dia! É o nosso segundo Festival e Troca de Graduação, e todos os capoeiristas da Alta Paulista vão estar aqui com a gente. Tem uma galera que vem do Paraná, de São Paulo, daqui da região toda". 

Festival de Capoeira reunirá mais de 400 praticantes em Tupã nos dias 10 e 11/12 (Foto/ Divulgação)
Festival de Capoeira reunirá mais de 400 praticantes em Tupã nos dias 10 e 11/12 (Foto/ Divulgação)


O convite para prestigiar o encontro se estende aos demais grupos, independentemente de estilos. As rodas de capoeira terão supervisão do Mestre Guerreiro e recebem apoio da Subsecretaria Municipal de Cultura.

Conforme o subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, com entrada franca, nos dois dias de festa, o público poderá assistir e se encantar com uma das mais tradicionais expressões da cultural afro-brasileira, criada pelos negros escravizados no Brasil antes da abolição. 

"Em 2016, o Governo Federal reconheceu a capoeira como uma atividade esportiva. Mas, desde 2008 é considerada um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pois é uma manifestação étnica e marcial, que une a música e a força de forma única. Venha prestigiar esta festa que fará de Tupã a capital da capoeira".
Prefeitura de Tupã
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM