Buscar no site

Paraguaçu terá 15 condutores da Tocha Olímpica

Apenas 300 municípios foram contemplados no Brasil com a passagem da Tocha Olímpica, dentre eles Paraguaçu.

Redação ParaguaCity.com/ com informações Jornal A Semana/ Foto: Silvana Paiva

  • 24/05/16
  • 09:00
  • Atualizado há 413 semanas

De cerca de 5.700 municípios do Brasil, apenas 300 foram contemplados com a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica, entre eles Paraguaçu Paulista.

Durante sua passagem por Paraguaçu, a tocha será carregada por 15 condutores, escolhidos pelos patrocinadores máster do Rio 2016, que são a Nissan, Coca-Cola e o Bradesco, além do Comitê Rio 2016. Para a escolha, houve um período de inscrições, onde paraguaçuenses ligados ao esporte puderam se candidatar ou indicar pessoas para a condução do fogo olímpico.

Segundo Fábio Gonçalves, a passagem do Revezamento da Tocha por Paraguaçu será um momento histórico e provavelmente difícil de acontecer novamente. Por isso, ele convida toda a população para prestigiar esse grande acontecimento.

"A gente espera que a população participe desse evento, porque vai ser inesquecível, emocionante e onde todos terão a oportunidade de fazer parte da história", destacou.

Dos 15 condutores da Tocha Olímpica, seis já foram confirmados, sendo Marcos Miyashiro, Ennes Arns, Welton Guerin, Isauro Suto, Elzinha Pacheco e Orlando Theodoro (Orlandinho).

Segundo Fábio, os outros condutores ainda serão definidos e a expectativa é de que sejam todos de Paraguaçu.

"A nossa torcida é para que a gente tenha todos os condutores aqui de Paraguaçu Paulista, mas isso também não é uma regra, pode acontecer de a gente ter pessoas de outras cidades também conduzindo a tocha Olímpica aqui em Paraguaçu Paulista", finalizou.

Condutoras especiais

Voltado aos mais diversos segmentos, o Comitê Rio 2016, coordenador do Revezamento da Tocha Olímpica por todo o território nacional, aproveitou sua plataforma educacional e, através de uma parceria com o Ministério da Educação, premiou as escolas com melhor índice no IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o qual mede o grau de ensino de cada instituição, com a indicação de alunos para conduzirem a Tocha Olímpica.

Em Paraguaçu Paulista, foram contempladas duas escolas, uma estadual e duas municipais. A ETEC Augusto Tortolero Araújo foi a escola estadual contemplada com a indicação de um aluno e a EMEF Coronel Antônio Nogueira, foi a escola municipal contemplada com a indicação de dois alunos, sendo que ambas escolas optaram por fazer um concurso de redação com o tema "Jogos Olímpicos", para decidir quem seriam os seus representantes.

Ganharam o concurso na EMEF Coronel Antônio Nogueira as alunas Maria Laura Krokarez Cardoso e Maria Carla dos Santos Proti, ambas do 9º ano do ensino fundamental, na turma D.

Já na ETEC Augusto Tortolero Araujo venceu Vitória Pires de Santana Hereman, 2° Série do Ensino Médio, cuja redação falou sobre "O Brasil e os Jogos Olímpicos". Usando e abusando de pesquisas e da proximidade do maior evento esportivo do planeta, as redações vencedoras contaram as histórias e os ideais dos Jogos Olímpicos, paz, união e superação.

Ainda paira uma duvida sobre qual será o local onde as meninas irão conduzir a Tocha Olímpica e, segundo informações obtidas pela direção da ETEC Augusto Tortolero Araújo, o seu representante irá conduzir a Tocha Olímpica na cidade do Rio de Janeiro, tendo suas despesas e de um acompanhante, todas pagas pelo Ministério da Educação. Já as meninas da EMEF Coronel Antônio Nogueira ainda não receberam nenhuma informação sobre a cidade onde vão conduzir a Tocha Olímpica.

Receba nossas notícias em primeira mão!