Os funcionários do setor de enfermaria e da equipe multidisciplinar, do setor de administração, limpeza e copa da Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota indicam greve por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira, 23, a partir das 14 h. Os trabalhadores alegam que estão com o salário atrasado e não receberam o dinheiro equivalente ao vale alimentação.
Um funcionário da instituição que não quis se identificar relatou a situação vivida pelos funcionários.
“O nosso salário está atrasado; não recebemos o pagamento que era para estar em nossa conta desde o quinto dia útil, todo mês há atrasos no pagamento e outros benefícios, como o vale alimentação, por exemplo, que não é fornecido. Em reunião na última terça-feira com o Sindicato da nossa categoria, o provedor da Santa Casa e a diretoria, foi alegado que não tem previsão para que a situação seja regularizada por conta da crise financeira que a instituição vive”, explica o trabalhador, o qual informa que 30 % do trabalhadores vão se revezar na jornada trabalhista para que a população não fique prejudicada.
O provedor da Santa Casa, José Augusto, confirma que os trabalhadores não receberam o salário do mês de outubro que se refere aos dias trabalhados em setembro.
“Temos um contrato com a Prefeitura da cidade que venceu no dia 15 de setembro. Desta mudança de contrato há um remanescente de R$ 300 mil que deveria ser repassado para nós e não foi. Por isso não pudemos pagar os funcionários em dia. Eles têm todo o direito de fazer greve, desde que seja de forma legalizada. A Prefeitura foi notificada em um processo judicial na quarta-feira e tem o prazo de 72 horas para manifestar-se no processo”, explica.
O assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Cândido Mota, Jovelino Donizete da Silva, alega que o contrato da Santa Casa e da Prefeitura terminou no dia 15 de setembro e que a continuidade do serviço será por via judicial, porque a instituição é o único hospital referenciado para cuidar da saúde pública do Município. Além disso, acrescenta que neste ano já foi repassado R$5,5 milhões para a instituição assim como os R$ 300 mil que a provedoria alega não ter recebido.
“Repassamos R$ 300 mil para a instituição no dia 15, não sei porque os funcionários não receberam ainda. Este problema está acontecendo por picuinha política. Espero que a população não pague por este descaso”, diz.

Assembleia dos funcionários da Santa Casa de Cândido Mota










