Buscar no site

1° Mutirão de Retificação de Nome e Gênero de Assis será realizado neste sábado

Projeto é organizado pela Rede Trans de Assis com apoio Defensoria Pública do Estado

Redação AssisCity

  • 27/02/24
  • 08:00
  • Atualizado há 8 semanas

Neste sábado, 02 de março, das 08h às 13h, será realizado o 1º Mutirão de Retificação de Nome e Gênero de Assis. O projeto é realizado pela Rede Trans do município com apoio da Defensoria Pública do Estado.

O mutirão irá realizar a retificação gratuita de nome e gênero para pessoas trans, travestis e não binárias. O evento contará com um café da manhã, roda de acolhimento e também haverá um varal de troca de roupas para as pessoas trans trocarem as peças que não condizem mais com suas performances de gênero.

Divulgação/Redes Sociais - A Rede Trans de Assis é uma ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde que promove acolhimento terapêutico para pessoas trans - Foto: Divulgação/Redes Sociais
A Rede Trans de Assis é uma ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde que promove acolhimento terapêutico para pessoas trans - Foto: Divulgação/Redes Sociais

Nycolau Escudeiro de Moraes, membro da Rede Trans, conta que o objetivo do evento é garantir acesso a direitos básicos para a população trans. "A retificação de nome é um passo importante para afirmação de gênero de pessoas trans e afeta diretamente o dia a dia dessas pessoas, facilitando o acesso ao trabalho, estudo, convívio social e promovendo a qualidade de vida", disse.

A Rede Trans de Assis é uma ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde que promove acolhimento terapêutico para pessoas trans. Durante as atividades realizadas pelo coletivo, os membros perceberam a necessidade de organizar um momento para realizar a retificação dos membros, pois a maioria ainda não havia feito a retificação dos nomes.

Divulgação/Redes Sociais - O 1º Mutirão de Retificação de Nome e Gênero de Assis será realizado neste sábado, 02 de março - Foto: Divulgação/Redes Sociais
O 1º Mutirão de Retificação de Nome e Gênero de Assis será realizado neste sábado, 02 de março - Foto: Divulgação/Redes Sociais

Segundo Nycolau, a retificação é um processo que pode ser um pouco demorado e caro. "As pessoas em média pagam de R$200 a R$500 para fazer esse procedimento de retificação. Dessa forma, o coletivo entrou em contato com a Defensoria Pública e entendeu que em Assis, não existe esse atendimento, então vamos trazer a Defensoria Pública Regional de Marília e Tupã que ficarão responsáveis por realizar esses procedimentos de retificação de nome e gênero nas certidões de nascimento de forma totalmente gratuita", explica.

O projeto tem apoio da Ouvidoria Itinerante, da Ouvidoria Geral de São Paulo, do Núcleo Especializado em Defesa da Diversidade e Igualdade Racial e da Secretária Municipal de Saúde.

Divulgação/Redes Sociais - Confira os documentos necessários - Foto: Divulgação/Redes Sociais
Confira os documentos necessários - Foto: Divulgação/Redes Sociais

O mutirão será realizado na Secretaria Municipal de Saúde que fica localizada na Rua Cândido Mota, 48, em Assis.

É necessário levar os seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Quitação Eleitoral e Comprovante de Endereço.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias