Buscar no site

A estação mais fria do ano, o inverno, começa nesta segunda-feira

O inverno em Assis, assim como em todo o Hemisfério Sul, começa às 19h34 de hoje

Redação AssisCity / Foto: AssisCity

  • 20/06/16
  • 09:00
  • Atualizado há 410 semanas

Depois de um final de outono com temperaturas típicas de inverno, esta estação começa oficialmente às 19h34 de hoje, pelo horário de Brasília. Os assisenses podem esperar um período com temperaturas dentro da normalidade para os próximos três meses.

A temperatura da manhã desta segunda-feira, 20, já indica o clima de inverno, com mínima registrada, segundo o Instituto de Metereologia da UNESP (IPMet) de Bauru, de 10°C, e máxima prevista é de 26°C.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), existe a possibilidade de chuvas ao longo da semana, o que deve levar às quedas das temperaturas.

Os dias chuvosos podem ser na terça-feira, 21, e na quarta-feira, 22, com percentual de até 80 %. As temperaturas mínimas previstas são de 10°C e 11° C, respectivamente, enquanto as máximas não devem passar de 20°C.

O panorama para a quinta-feira,23, e a sexta-feira, 24, é semelhante, entretanto não há previsão de chuva. São previstas mínimas de 12°C e 10°C, respectivamente, e a máxima não deve passar de 22°C.

Em dias anteriores ao inverno, ou seja, ainda no outono, já foram registradas em Assis temperaturas baixas, sendo que a geada atingiu o Município e fez muita gente tirar as roupas mais quentes do guarda-roupa, além da geada ter causado estragos nas produções agrícolas da região.

Previsão para o inverno

De acordo com a agência de metereologia Climatempo, o Solstício de Inverno é nesta segunda-feira, 20. Isto significa que as noites começam ser maiores que os dias, já o equinócio é a igualdade dos dois períodos. Sudeste, onde Assis se localiza, deve registrar uma das temperaturas mais baixas do País.

Ainda segundo a agência Climatempo, o inverno apresentará temperaturas normais para estação no Sudeste do Brasil, com algumas massas de ar frio e baixa precipitação pluviométrica.

O mês de julho geralmente é o mais frio da estação, agosto é o mais seco, enquanto setembro é o que apresenta temperaturas mais elevadas, pois é o término da estação e já está próximo da primavera.

Assisenses saem às ruas para ir trabalhar nesta segunda-feira, 20

Receba nossas notícias em primeira mão!