Buscar no site

A primeira operação do Projeto Fema Rondon ocorreu nos dias 05, 06 e 07 no distrito de Porto Almeida

A primeira operação do Projeto Fema Rondon ocorreu nos dias 05, 06 e 07 no distrito de Porto Almeida

Assessoria Fema

  • 20/09/14
  • 08:00
  • Atualizado há 501 semanas

Inspirada na ação de cidadania nacional, Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério de Defesa, a Fundação Educacional do Município de Assis - Fema decidiu promover ações semelhantes em benefício de comunidades da região. O distrito de Porto Almeida, localizado no município de Cândido Mota foi o local escolhido para a primeira operação, que contou com a participação do Tiro de Guerra e promoveu oficinas, entretenimento e novas oportunidades para a comunidade local.

Desde o início deste ano uma Comissão de docentes da Fema vem organizando e preparando as ações do Projeto. Uma equipe de 20 alunos foi formada e capacitada para aplicação das oficinas e demais atividades programadas. A equipe de 'rondonistas', com um total de 28 membros, entre alunos e professores, ganhou ainda apoio de instituições públicas, como Prefeitura Municipal de Cândido Mota, Secretaria Municipal de Educação de Assis e de Cândido Mota, Diretoria de Ensino e do Tiro de Guerra de Assis.

As atividades em Porto Almeida começaram na sexta-feira, 05, com a chegada da equipe Fema Rondon, que percorreu as ruas de Porto Almeida convidando a população para a programação do final de semana. No mesmo dia foi realizada uma abertura oficial, com a presença de autoridades do Município e membros da comunidade do Distrito. Em seguida foi oferecida à comunidade uma sessão de cinema, 'Cine Pipoca', com a apresentação do filme 'Malévola'.

No sábado, as atividades começaram logo pela manhã e seguiram ao longo do dia, com oficinas que abordaram diversos temas, entre eles meio ambiente, geração de renda, empreendedorismo, incentivo à leitura e outros.

Segundo o professor Dr. Osmar Machado, idealizador do Projeto e 'rondonista', o evento superou todas as expectativas, com adesão total da comunidade local.

"A Operação foi muito produtiva, as atividades começaram com uma abertura, que contou com a presença do Prefeito de Cândido Mota, da Secretária de Educação, vereadores e demais Secretários da cidade, que não só nos prestigiaram com a presença, mas que ainda demonstraram toda disponibilidade em participar e nos ajudaram nos dias em que a Operação aconteceu. O Projeto foi muito significativo, pois tivemos uma adesão maciça da população de Porto Almeida, conseguimos realizar todas as atividades previstas e ainda tivemos que implementar algumas outras no local. Destacaram-se nesta Operação, a atividade final, que foi a criação de uma Feira. Porto Almeida é uma localidade beneficiada por vários ranchos, cerca de 200 ranchos, e para chegar nestes ranchos é obrigatório passar por Porto Almeida, então criamos uma Feira com alguns moradores, que já vendem e produzem produtos locais, e que no domingo comercializaram esses produtos. A partir de agora, todos os domingos esta Feira acontecerá em Porto Almeida e isto é bastante significativo, pois representa uma forma de geração de renda para as famílias e a expectativa é continuar trabalhando com estes feirantes para que eles desenvolvam novos produtos e também, para que outros feirantes apareçam".

O Dr. Osmar machado ainda destacou a colaboração do Tiro de Guerra, com a presença de pelo menos 11 atiradores, que acompanharam e participaram das ações da Operação, durante os três dias, realizando um trabalho muito bonito. "Eles realizaram um desfile rápido na localidade e que chamou muito a atenção dos moradores, principalmente das crianças, para as quais aquele foi um momento único, principalmente pela figura do soldado".

Durante a Operação a equipe do Projeto também realizou um trabalho com as Associações, entre elas uma Associação de Feirantes, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento local. Trabalho este, que deverá ter continuidade nas próximas semanas, com novas reuniões e oficinas, visando ajuda-los na criação, registro destas iniciativas.

Para Osmar Machado, o dia 05 de setembro marcou o início do Projeto Fema Rondon, visto que, segundo ele, a programação do Projeto segue até o mês de dezembro. Neste período, entre a primeira Operação e seu encerramento serão realizadas outras ações em Porto Almeida, mas atividades pontuais, com a participação de pequenas equipes e com temas específicos, uma delas relacionada ao tema empreendedorismo, que deverá ser encabeçada por alunos do curso de Administração e Direito. Em outra oportunidade serão trabalhadas as questões legais das Associações, com a participação dos alunos de Direito.

"Até dezembro ainda estaremos em Porto Almeida, mas já voltamos muito satisfeitos com as ações iniciadas. Além dos resultados para a comunidade chamou a atenção, o envolvimento que a Operação provocou nos nossos alunos, o que também é um dos nossos objetivos. Afinal, na faculdade, nos trabalhamos as teorias, mas a realização deste Projeto trouxe algo motivador e transformador nos alunos, que ganharam um novo fôlego para realizar com êxito suas atividades na faculdade, mas sobretudo, de olhar para a comunidade e entender e acreditar que, eles podem provocar transformações na comunidade. Como professor acho que esse é nosso maior prêmio. É você trabalhar o aluno, não somente para formar um bom técnico, mas transformar o aluno num outro agente transformador, que consegue atuar e intervir na comunidade, com seus conhecimentos e técnicas, se transformando também ao longo deste processo.

O sentimento que nós professores, membros da Comissão Organizadora, temos hoje do Fema Rondon é que, ele é um Projeto grande, que pode crescer ainda mais, mas sobretudo que, ele pode transformar a pessoas e esse é o maior mérito.

O Projeto Fema Rondon é um projeto de extensão universitária, que tem como objetivo auxiliar a comunidade externa, com ações que podem ocorrer pelo trabalho da instituição e dos alunos, nas diversas áreas de conhecimento. O Fema Rondon é uma inciativa da Fundação Educacional do Município de Assis, inspirada na ação nacional, Projeto Rondon, desenvolvido pelo Ministério de Defesa, do Governo Federal. Segundo a Comissão Organizadora do Projeto, a proposta é promover ações de cidadania as comunidades carentes da região e, em contrapartida, oferecer experiências profissionais e pessoais aos alunos.

Receba nossas notícias em primeira mão!