Buscar no site

Agentes escolares protestam em frente à Diretoria de Ensino em Assis

O protesto é dos funcionários do Quadro de Apoio Escolar (QAE) contra decisões do Governo do Estado

Redação Assiscity

  • 18/10/21
  • 12:00
  • Atualizado há 133 semanas

Na manhã desta segunda-feira, 18 de outubro, dezenas de funcionários do Quadro de Apoio Escolar (QAE) de Assis se reúnem para uma paralisação contra as decisões do Governo do Estado na Educação.

Segundo a organização, uma das motivações da greve é a pressão sofrida por parte do governador e do secretário da Educação para apoiar a PL 26/21.

"O projeto de lei retira direitos de todos os funcionários públicos e juntamente com ele o novo plano de carreira do QAE, alegando que precisa ser aprovado para poderem nos reconhecer como educadores e somente assim nos incluirem no bônus pago pelo novo Fundeb", explica Angelina dos Santos Oliveira, agente da organização escolar.

Divulgação - QAE protestam por abono salarial divulgado pelo governo - Foto: Divulgação
QAE protestam por abono salarial divulgado pelo governo - Foto: Divulgação

Uma agente escolar, que preferiu não se identificar, também pontou que a paralisação é de nível estadual. "Todas as escolas de Assis e região estarão sem funcionários por conta da greve, mas isso é necessário, pois o que estamos passando é um descaso".

O protesto teve iniciou por volta das 9h, em frente à Diretoria de Ensino, localizada na Rua Padre Gusmões, 828, na Santa Cecília.

A diretora de Ensino Marlene Dib explicou em entrevista ao Portal AssisCity que o movimento busca a valorização da classe QAE, e igualdade no abono anunciado pelo secretário Estadual da Educação.

"No último dia 15 foi divulgado pelo secretário Estadual da Educação um abono conquistado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) para profissionais do Quadro do Magistério (QM), e isso fez com que os profissionais do QAE se sentissem excluídos", explica Marlene.

Divulgação - Dezenas de funcionários se reuniram na frente da Diretoria de Ensino de Assis - Foto: Divulgação
Dezenas de funcionários se reuniram na frente da Diretoria de Ensino de Assis - Foto: Divulgação

Marlene ressalta que essa não é a ideia do Governo e o único problema é que o recurso não pode vir do mesmo lugar.

"O FUNDEB só pode beneficiar membros do QM e isso está na legislação. O secretário está vendo outros meios de incluir o QAE no abono, mas por meio de outros recursos, só precisa de um tempo para a conquista do benefício", adianta a diretora.

Receba nossas notícias em primeira mão!