Buscar no site

Alunos da Etec de Assis transformam TCCs em jogos de tabuleiro

Objetivo é proporcionar uma conexão mais lúdica entre os conteúdos teóricos e sua aplicação prática e incentivar o protagonismo dos alunos

Redação Assiscity

  • 07/07/23
  • 15:00
  • Atualizado há 42 semanas

Durante o mês de junho, a Etec Pedro D'Arcádia Neto, em Assis, foi palco de uma atividade diferente: os alunos dos cursos de Ensino Médio com Habilitação Profissional em Técnico em Administração, assim como os cursos Técnicos Modulares em Administração e em Contabilidade, tiveram a oportunidade de testar os protótipos de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) os transformando em jogos de tabuleiro.

Sob a orientação do professor Alecsandro Michael de Andrade, responsável pela disciplina de TCC, os alunos tiveram o desafio de criar seus próprios jogos do zero, incluindo a elaboração de manuais, regras, peças, tabuleiros e outros elementos necessários para tornar a experiência completa e envolvente. Ao todo, foram apresentados 20 trabalhos (12 de Ensino Técnico e 8 de Ensino Médio).

A ideia para a atividade partiu da percepção dos professores que notaram que as aulas expositivas não eram suficientes para promover um aprendizado eficaz. Diante disso, eles propuseram aos estudantes a criação de jogos de tabuleiro, com o objetivo de proporcionar uma conexão mais lúdica entre os conteúdos teóricos e sua aplicação prática.

Divulgação - Ao todo, foram apresentados  20 trabalhos (12 de Ensino Técnico e 8 de Ensino Médio)
Ao todo, foram apresentados 20 trabalhos (12 de Ensino Técnico e 8 de Ensino Médio)

Fábio Silverio da Silva Junior, coordenador dos cursos técnicos de Gestão e Negócios da ETEC, explica que essa nova abordagem no desenvolvimento dos TCCs tem como objetivo utilizar metodologias ativas, incentivando um maior envolvimento dos alunos. "É uma forma da escola incentivar o protagonismo, fazendo com que eles participem ativamente das aulas e dos projetos por meio da criação de jogos", contou.

O coordenador ressaltou também que os jogos de tabuleiro foram escolhidos por oferecerem uma maneira desafiadora, porém divertida, de explorar e aplicar conceitos e técnicas de Administração e Contabilidade. "Os jogos tornam o aprendizado mais dinâmico e prático. Em todo o mundo, já foi comprovado que a criação e o uso de jogos têm se mostrado eficazes no contexto educacional, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem tanto dos professores quanto dos alunos", finalizou Junior.

Receba nossas notícias em primeira mão!