Buscar no site

Assis enfrenta longo período sem chuvas; conheça medidas para amenizar o tempo seco

A falta de chuvas e a umidade baixa pode ser prejudicial tanto para a saúde quanto para o meio ambiente, veja na matéria dicas para amenizar os danos do tempo seco

Redação AssisCity

  • 06/08/23
  • 10:00
  • Atualizado há 38 semanas

A cidade de Assis tem vivenciado um período prolongado sem chuvas, e a preocupação com as consequências desse tempo seco vem crescendo. A última vez que a chuva apareceu na previsão do tempo foi no início do mês de julho, e mesmo assim, a quantidade de água foi mínima, com menos de 10mm registrados.

Assiscity - Assis enfrenta longo período sem chuvas - FOTO: AssisCity
Assis enfrenta longo período sem chuvas - FOTO: AssisCity

O impacto da escassez de chuvas já é sentido no meio ambiente local. Nas últimas duas semanas, o Corpo de Bombeiros de Assis foi acionado diversas vezes para combater incêndios que se alastraram com a ajuda das condições secas do clima. No último sábado, dia 5 de agosto, um canavial próximo à estrada do Cervinho foi consumido pelas chamas, o que reforça a necessidade de atenção e cuidados nesse período.

Além das consequências para a natureza, o tempo seco também afeta diretamente a saúde das pessoas. A umidade relativa do ar despencou, tornando o clima desconfortável e prejudicial para o bem-estar de todos.

Diante desse cenário, conheça algumas medidas que podem ajudar a se proteger dos riscos do tempo seco:

Hidratação constante: Beber bastante água é fundamental para manter o corpo hidratado, principalmente em dias secos e quentes.

Umidificação do ambiente: Utilizar umidificadores de ar ou colocar recipientes com água nos ambientes da casa pode ajudar a aumentar a umidade do ar.

Evitar atividades físicas intensas em horários quentes: Opte por realizar exercícios físicos durante as primeiras horas da manhã ou no fim da tarde, quando a temperatura é mais amena.

Proteção para a pele e olhos: Use hidratantes para a pele e colírios para os olhos para evitar o ressecamento causado pelo clima seco.

Evitar queimadas e cuidados com cigarros: Em áreas rurais, evite acender fogueiras e não jogue cigarros acesos em locais com vegetação seca.

Alimentação equilibrada: Consuma alimentos ricos em água, como frutas e vegetais, para ajudar na hidratação do organismo.

Vestuário adequado: Use roupas leves e que facilitem a transpiração para evitar desconfortos térmicos.

Receba nossas notícias em primeira mão!