12 de Maio de 2021
20º/30º
Notícias - Local

Assis tem redução de óbitos por COVID-19 em pessoas de 70 a 89 anos

Dados são da Secretaria Municipal de Saúde

Um levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Assis, realizado à pedido do Portal AssisCity, aponta o número de óbitos por COVID-19 em 2021 por faixa etária.

Os dados mostram que março, com 90 óbitos registrados, foi o pior mês durante toda a pandemia por conta da segunda onda do Coronavírus e da chegada de novas variantes na região.
Só este ano, até esta quarta-feira, 28 de abril, a cidade já contabilizou 188 óbitos em decorrência de complicações da doença.

As informações divulgadas destacam que a maior parte das vítimas fatais estão na faixa etária dos 60 a 69 anos considerando os meses de janeiro e abril, com um total de 53 mortes.

Curiosamente os dados destacam uma informação interessante. Mesmo faltando dois dias para o mês de abril terminar, é notável que houve um aumento nas mortes do mês de fevereiro pra março por conta do início da segunda onda da COVID-19 na cidade. Mas, logo depois com o período de vacinação, a faixa etária do público alvo do calendário de vacina teve uma queda no número de óbitos no munícipio.

Esse é o caso da faixa de 80 a 89 anos, que de 12 mortes registradas em março, agora em abril até o momento foram registradas 9. Mais interessante ainda é a dos 70 a 79 anos, que apesar do aumento no pico do mês passado com 29 óbitos, abril registrou até ontem 14.
Vale ressaltar que muitos ainda não tinham recebido a segunda dose, completado o efeito do imunizante ou não quiseram se vacinar.

A faixa etária dos idosos de 60 e 69 anos que ainda está em vacinação também teve uma leve queda na taxa de mortes, sendo 23 em março e 21 em abril.

Já o público que ainda não recebeu as doses da vacina pela faixa etária teve um pequeno aumento, como os de 50 a 59 anos que em março foram registrados 13 óbitos e em abril por enquanto 16. Dos 30 a 39 anos seguiram a média, mas aumentou em 1 óbito até o momento.

Em 2021 o menor número de óbitos ainda continua com pessoas acima dos 90 anos com 1 morte e jovens entre 20 e 29 anos, com 2 mortes.

A Secretaria da Saúde pede que as pessoas continuem se protegendo, seguindo o calendário vacinal e mantendo o distanciamento social para evitar que a contaminação continue elevada no Município.
Redação AssisCity
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM