Buscar no site

Brasil não deve cumprir meta de erradicação de lixões; Assis encerrou aterro em 2018

São mais de 30 milhões de tonelada de lixo descartadas de forma irregular no país

Redação AssisCity

  • 25/10/22
  • 10:00
  • Atualizado há 78 semanas

Apesar de todas as ações voltadas ao meio ambiente e até mesmo a cooperação de algumas cidades do país, os estudos do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) afirmam que o Brasil não cumprirá meta de erradicação de lixões.

Segundo o estudo Região Sul é a única com perspectiva de eliminar lixões ainda nesta década.

Apesar disso a cidade de Assis está à frente e buscando melhores soluções ambientais e em 2018 encerrou as atividades do Aterro Controlado, entre Assis e Lutécia, e a partir disso novos caminhos foram surgindo para a destinação do lixo.

divulgação - Estação de Transbordo de Assis - Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal
Estação de Transbordo de Assis - Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal

Segundo Fábio Nossack, Secretário de Obras, que estava à frente da Secretaria de Meio Ambiente na época, além disso o aterro de inertes também foi encerrado.

"Nos anos de 2013 a 2017 o aterro de inertes também era chamado de lixão, por conta do descontrole. Ele chegou inclusive a ser interditado, após isso encerramos as atividades e transformamos ele em um aterro de resíduos de construção civil", explicou.

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula Marques, ressaltou que o aterro controlado era chamado incorretamente de lixão, mas que independentemente encerrou suas atividades.

"Foi um passo importante para as ações ambientais da cidade de Assis, com os novos caminhos e soluções para o descarte de lixo, a cidade e o ambiente ganham e a população pode viver em um local mais sustentável", destacou.

divulgação - Local recebe os descartes do município que são levados para Quatá - Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal
Local recebe os descartes do município que são levados para Quatá - Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal

Atualmente a cidade de Assis leva todo o resíduo para uma unidade de transbordo, localizado na Rua Benedito José Kime, e depois encaminhado para um aterro sanitário em Quatá e segundo Fábio o local tem tido bons índices de qualidade ambiental.

"Hoje nós chegamos ao Índice da Qualidade de Estações de Transbordo (IQT), com a pontuação de 9,3, esse documento avalia diversos quesitos que são obrigatórios em uma estação de transbordo", explicou o Secretário de Obras.

Ainda de acordo com o IQT, com uma população estimada em mais de 100mil habitantes, a estimativa de produção de resíduos sólidos domiciliares é de 90,82 toneladas/dia.

Receba nossas notícias em primeira mão!