Buscar no site

Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida em São Paulo

Poupatempo de Assis ainda não oferece o serviço, que deve ser liberado pelo governo ao longo de 2024; RGs emitidos pelo Estado seguirão válidos até 2032

Redação AssisCity

  • 30/01/24
  • 16:00
  • Atualizado há 12 semanas

O Governo de São Paulo iniciou nesta segunda-feira, dia 29 de janeiro, a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Até o momento, apenas 9 unidades do Poupatempo e 3 unidades do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton (IIRGD), órgão vinculado à Polícia Civil, oferecem o serviço. De acordo com o governo, as emissões serão ampliadas gradativamente, mas não há previsão para que o Poupatempo de Assis comece a oferecer o serviço.

A Carteira de Identidade Nacional - CIN será, a partir de 2032, o único documento válido nacionalmente, de acordo com a Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023. Até 2032, portanto, o documento RG dos estados continua sendo válido e emitido normalmente. Por isso, é importante ressaltar que não há necessidade de correria aos postos para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional - CIN.

A Carteira de Identidade Nacional adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional, acabando com a duplicidade na identificação do cidadão e reduzindo possibilidades de fraudes.

O documento apresenta um QR Code, que permite verificar sua autenticidade, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.

A versão digital estará disponível no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.

Agência SP - Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida em São Paulo - FOTO: Agência SP
Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida em São Paulo - FOTO: Agência SP

Documentos exigidos

Para obter a nova identidade, o usuário deverá apresentar documento com CPF, além da Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples).

Custo

A primeira via da CIN é gratuita.

Até quando poderei usar o RG?

A Carteira de Identidade não perdeu a validade e continuará sendo emitida pelo Estado de São Paulo. O RG será válido até 28 de fevereiro de 2032. Nesta fase inicial da emissão da CIN, o RG continua a ser emitido normalmente.

Receba nossas notícias em primeira mão!