Buscar no site

Cetesb autua Tereos após empresa despejar efluentes no Rio Pary em Palmital

Segundo a Cetesb denúncia foi feita no último final de semana

Redação AssisCity

  • 23/02/23
  • 16:00
  • Atualizado há 61 semanas

*Atualização - inclusão da nota de esclarecimento da Tereos - 24/02/2023, às 13h23*

A empresa Tereos Amidos e Adoçantes Brasil com uma de suas sedes em Palmital, está sendo denunciada pelos moradores da cidade por despejar efluentes irregulares no Rio Pary-Veado.

Nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, o Portal AssisCity foi procurado por moradores, que compartilharam com a equipe fotos e vídeos de um líquido escuro sendo despejado no rio. "É um absurdo, uma empresa que presa pelo meio ambiente em seu discurso, maltratar a natureza de forma tão suja", afirmam.

O Portal AssisCity entrou em contato com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e o gerente da agência de Assis, João Adriano Alves, afirmou que a empresa será notificada.

Divulgação - Efluentes despejados no Rio Pary - Foto: Divulgação
Efluentes despejados no Rio Pary - Foto: Divulgação

"É importante ressaltar que a empresa tem liberação para despejar efluentes tratados naquela área, mas por meio da denúncia, nossa equipe esteve no local e identificou irregularidades, que resultaram na autuação da Tereos", destacou João.

A companhia explicou que inicialmente a autuação é em modo de advertência, mas ressalta que está registrada e caso a situação se repita, a multa é aplicada, podendo partir de R$171mil, se houver caso de mortandade de peixes.

Ainda de acordo com o gerente da Cetesb de Assis, apesar da irregularidade, recentemente a unidade não recebeu denúncia de mortandade de peixes na região.

Divulgação - Efluentes despejados no Rio Pary - Foto: Divulgação
Efluentes despejados no Rio Pary - Foto: Divulgação

Em setembro de 2021 o Portal AssisCity recebeu imagens de um agricultor na região que encontrou dezenas de peixes mortos na margem do Rio Pary, próximo à usina.

João Adriano ainda afirmou que além da empresa pagar a autuação, também terá que apresentar um diagnóstico do problema. "A empresa tem estrutura para realizar o despejo dos efluentes tratados dentro das leis ambientais, por isso pedimos a explicação e solução". finalizou.

O Rio

O rio Pary ou Pary-Veado é um rio brasileiro do estado de São Paulo. Afluente do rio Paranapanema, nasce no município de Echaporã, indo para o sul atravessa Platina e deságua no rio Paranapanema entre Palmital e Cândido Mota.

TEREOS

Na manhã desta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, a Tereos emitiu nota, segue na íntegra:

A Tereos Amido & Adoçantes Brasil mantém rígido controle em seu sistema de tratamento de efluentes provenientes do processamento de milho e mandioca em sua unidade e todo o processo segue protocolos normativos regulatórios e ambientais. Os efluentes são devolvidos ao meio ambiente somente após passarem por nosso sistema de tratamento, respeitando os limites das licenças e outorgas concedidas pelos órgãos ambientais competentes.

Tão logo soubemos do fato ocorrido, estivemos no Rio Pary para realização de coleta de amostras que foram encaminhadas para análise. Seguimos trabalhando à disposição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e comprometidos com a legislação ambiental vigente

Receba nossas notícias em primeira mão!