Buscar no site

Confira a agenda das Folias de Reis em Assis e região

Tradicional Folia de Reis da Água da Pinguela ocorre nesta segunda-feira, 6 de janeiro

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 07/01/20
  • 08:00
  • Atualizado há 231 semanas

Desde o dia 25 de dezembro, quando é celebrado o Natal, as companhias já percorrem as zonas rurais arrecadando prendas para as festas de Folia de Reis, que serão comemoradas em toda a região de Assis.

Mário Reis, idealizador do Projeto Foliões de Palmital, conta que as Festas de Reis são tradicionais na região e que algumas delas já estão com as datas marcadas.

"Geralmente as festas têm início às 9h, com uma missa, seguida do almoço, que começa a ser servido a partir das 10h. A apresentação das Bandeiras de Folia de Reis deve ter início por volta das 15h, mas a programação pode sofrer alterações de acordo com cada equipe organizadora", explica.

Agenda

Em Palmital, a festa será no dia 11 de janeiro, na Fazenda São Joaquim, com celebração de uma missa às 9h, almoço às 10h e apresentação de bandeiras a partir das 12h, mas a festa continua até às 18h com a participação das tradicionais bandeiras Anhumas, Faceiros e Três Ilhas.

No mesmo dia 11, sábado, haverá Folia de Reis em Cruzália, na igreja da Água da Pintada.

Em Tarumã, a Folia da Companhia de Reis Estrela Guia ocorre no dia 12 de janeiro, domingo, no Espaço Múltiplo Teolindo Toni. A programação começa às 9h, com missa, seguida por apresentação de dupla sertaneja às 10h, almoço a partir das 11h e encontro das bandeiras às 15h.

Já no dia 18 de janeiro é a vez da Água do Óleo, em Platina, receber o público para sua festa.

No dia 19 de janeiro ocorre a festa na Água do Baixadão, zona rural de Assis, em homenagem a São Sebastião. A programação tem início às 11h, com a procissão, seguida pelo terço cantado às 12h. Depois haverá o levantamento da bandeira e a festa começa a partir das 15h, com distribuição de pão com carne e doces, incluindo o famoso doce de jaracatiá.

Também no dia 19 haverá Folia de Reis no campo da ASPUM a partir das 10h, em Maracaí.

No dia 25 de janeiro ocorre a festa do Jorge Rosa no Sapezal, em Paraguaçu Paulista.

Divulgação - Nesta segunda-feira, 6 de janeiro, tem Folia de Reis em Cândido Mota, Florínea, Maracaí e Agissê
Nesta segunda-feira, 6 de janeiro, tem Folia de Reis em Cândido Mota, Florínea, Maracaí e Agissê

Tradição religiosa e folclórica

Segundo Mário Reis, a Folia de Reis é uma manifestação cultural, folclórica e também de caráter religioso.

"É fundamental que os jovens participem, para não deixar morrer e para que essa tradição não se perca no tempo. Em Palmital, por exemplo, é bom para a população local, pois mobiliza toda cidade, que recebe um público superior ao número de habitantes, para a arrecadação de prendas para a festa, que é gratuita. Além disso, oferece um trabalho social, pois o excedente da arrecadação é doado a entidades beneficentes", detalha.

A arrecadação para a Folia de Reis geralmente é finalizada no dia 6, o Dia dos Santos Reis, em referência a data em que os três Reis Magos encontraram o Menino Jesus e ofereceram presentes ao recém-nascido.

"A nossa arrecadação percorre bairros da zona rural e também na cidade. O dia pode variar de acordo com cada programação, mas o dia certo da festa é o dia 6, data em que recordamos quando os Reis Magos procuravam o Salvador, que é Jesus, e o encontraram, presenteando o menino. Assim, percorremos os sítios, cantando, arrecadando prendas e agradecendo, comemorando o nascimento de Jesus", finaliza.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos