Buscar no site

Departamento de Saúde encerra Dia da Troca com saldo acima da expectativa

Nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a iniciativa foi encerrada, passando pela Unidade de Saúde da Vila Popular e pelo CRAS I.

Assessoria Prefeitura

  • 01/03/14
  • 09:00
  • Atualizado há 530 semanas

O Departamento Municipal de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista promoveu durante o mês de fevereiro o Dia da Troca contra a Dengue, que teve como finalidade mobilizar e conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode ser evitada por meio da limpeza de quintais e residências.

Durante todo o mês, um cronograma foi elaborado para que as Unidades de Saúde pudessem organizar suas ações de troca. As crianças foram incentivadas a recolher materiais inservíveis, como latas, potes, garrafas e qualquer objeto que pudesse acumular água, e entregar nos postos de troca montados pelas próprias unidades.

Todos os postos de saúde do município aderiram a campanha e se mobilizaram na luta contra a dengue. Inicialmente, o Dia da troca foi promovido nos distritos de Roseta e Conceição de Monte Alegre, depois percorreu as três Unidades de Saúde da Barra Funda e as duas Unidades da Vila Nova, onde um grande volume de material foi recolhido.

Nesta semana, a ação foi desenvolvida no Conjunto Habitacional Antônio Pertinhez (Fercon), ao lado da Creche Algodão Doce, onde um posto de coleta foi montado no período da manhã, mas a troca precisou ser interrompida por causa da chuva.

Nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a iniciativa foi encerrada, passando pela Unidade de Saúde da Vila Popular e pelo CRAS I (Centro de Referência da Assistência Social), localizado no Conjunto Habitacional Gov. Mário Covas.

De acordo com Josué Campos Sena, coordenador da equipe de controle de vetores, o resultado obtido durante a ação em todas as Unidades de Saúde foi muito satisfatório e superou todas as expectativas.

"Gostaríamos de agradecer as equipes das Unidades de Saúde, a equipe de controle de vetores e a toda a população paraguaçuense que participaram ativamente e fizeram com que o Dia da Troca obtivesse resultados muito satisfatórios, colaborando assim para que nossa cidade fique livre da dengue", destacou.

Segundo Josué, tamanho foi o sucesso que o Departamento de Saúde está elaborando um projeto sobre o Dia da Troca, para ser apresentado durante o Congresso de Experiências Exitosas, a fim de que outros municípios possam conhecer e também desenvolver esta iniciativa.

O coordenador da equipe de vetores afirmou ainda que, embora o Dia da Troca tenha se encerrado, as ações de controle e busca ativa contra a dengue são realizadas durante o ano todo pela Prefeitura.

"Pedimos agora que a população fique atenta a esse período do carnaval, que a nossa preocupação é com o movimento de pessoas que viajam, que entram e saem de Paraguaçu Paulista, então a orientação é que diante de qualquer sintoma da dengue, a pessoa procure imediatamente o médico", finalizou.

Dia da Troca nesta sexta-feira, 28/02, na unidade da Vila Popular

Receba nossas notícias em primeira mão!