Buscar no site

Ecolago: espaço de preservação, educação, descanso, lazer e diversão, desde 1959

E, tudo isso está disponível para nós, no Ecolago de Assis

Fernando Nascimento

  • 14/04/23
  • 09:00
  • Atualizado há 53 semanas

41/118

Boas histórias contém um pouco do que falamos acima. Preservação significa futuro. Educação é primordial, pois nos permite, inclusive, aprender com erros de outros. Descanso, pois é bíblico, ou seja precisamos de momentos para recarregar as baterias. O que também podemos fazer com lazer e diversão. E, tudo isso está disponível para nós, no Ecolago de Assis. Que tal mergulharmos um pouquinho na história desse patrimônio assisense?

A área da unidade é parte de uma gleba única de 2.000 alqueires (4.840 ha), adquirida pela Fazenda do Estado em 21/01/1953. A desapropriação da área, que foi destinada à Estrada de Ferro Sorocabana, teve como finalidade a criação de um horto para a produção de lenha e madeira para abastecer a ferrovia. Em 1959, foi criada a Estação Experimental de Assis, com a finalidade de desenvolver pesquisas florestais, visando a utilização racional e sustentável dos recursos naturais renováveis, por meio de um convênio entre a Secretaria de Agricultura e a EFS. Inicialmente, foi cedida uma área de 1815 ha do total ocupado pelo então Horto Florestal "Jonas Zabrockis", da EFS, com 100% de sua área dentro do município. Com a criação da FEPASA, em 1970, os hortos florestais foram desativados e passaram à administração exclusiva da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Divulgação

A área foi explorada com base no chamado Programa de Uso Público que, em resumo, compreende atividades relacionadas à educação ambiental dos visitantes e de recreação, realizadas principalmente a partir da década de 80. O local era conhecido pela população como Horto Florestal, e recebia cerca de 3000 pessoas por dia, durante os finais de semana no verão: grupos de famílias, amigos, igrejas, que frequentavam os quiosques para churrascos, jogavam futebol e utilizavam o lago.

Divulgação

O Decreto 35.697/92, criou a Estação Experimental e Ecológica de Assis e, em 2002, foi criada a Floresta Experimental de Assis, pelo Decreto 7.098. Por volta de 2004, a Estação teve suas atividades de lazer paralisadas, pela falta de estrutura adequada para recebimento de visitantes (não havia posto de atendimento com primeiros socorros), além de também não existir guarda-vidas, especializado em salvamento aquático. Foi um duro golpe para os frequentadores. Entretanto, as atividades de educação ambiental, em dias úteis, foram mantidas.

Divulgação

Por fim, em 2017, com a inauguração do Ecolago, o espaço foi reaberto para visitação total, dentro das normas de segurança exigidas. Houve demarcação do limite do lago para uso pelos banhistas, alocação de salva-vidas e atividade delegada, uma parceria com a Polícia Militar. Além da reabertura dos quiosques, campos de futebol, quadra de areia, banheiros, parque infantil, trilhas ecológicas, estacionamento e trenzinho.

Não podemos deixar de falar da mata nativa. Correspondente a cerca de 10% das áreas de cerrado protegidas em Unidades de Conservação no estado de SP, também apresenta vegetação de transição do cerrado para a mata atlântica. A Estação Ecológica protege algo em torno de 70% do manancial de abastecimento público da cidade, com as nascentes dos córregos Campestre, Xaxim, Pirapitinga e Barro preto, Pavão e Palmitalzinho. Representa 70% da área verde de nosso município.

Divulgação

Abriga mais de 500 espécies de árvores e quase 250 espécies de animais já observados, entre aves, anfíbios, mamíferos, répteis e peixes. Já foram registradas algumas espécies que constam de listas ameaçadas de extinção, compreendendo plantas e animais mamíferos como tatu-de-rabo , jaguatirica, gato-maracajá, anta, paca e aves, como pomba-pedrês e soldadinhos. Recentemente, têm sido observadas na unidade espécies de animais consideradas extintas localmente, uma vez que não eram observadas na região há décadas, como a onça-parda e o tucano, entre outras.

Hoje, é um local para desenvolvimento de pesquisas, reflorestamento, produção de mudas, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental e, também, lazer.

Divulgação

Frequentemente alvo de propostas para atividades agrícolas, industriais, imobiliárias ou sanitárias, e sujeito a queimadas, caça e pesca, muitas vezes predatórias, ilegais e criminosas, é extremamente importante que todos nós conheçamos a história deste local, e tudo o que ele representa.

Preservar a fauna e a flora, e ajudar a garantir nosso abastecimento de água são apenas alguns dos motivos para olharmos para a Estação Ecológica de Assis/Horto Florestal/Ecolago com mais carinho. Afinal, nosso futuro também está naquele lugar. Devemos lutar para que seja sempre uma área de preservação, onde nossas crianças, jovens, e até mesmo adultos, possam aprender sobre o meio-ambiente e adquirir senso de responsabilidade e pertencimento.

Divulgação

Quando visitar, cuide do local, se preocupe com o lixo que você produz, e jamais retire plantas ou animais silvestres. Esteja junto à natureza, e desfrute de tudo o que está à nossa disposição. Lembre-se de respeitar o pessoal que lá trabalha, para garantir a segurança dos visitantes e a manutenção. Cuide. O Ecolago é de todos nós!

Temos certeza que você tem alguma história de amor com o Horto ou Ecolago.

Receba nossas notícias em primeira mão!