Buscar no site

Eleições 2024: Assis já conta com seis pré-candidatos a prefeito confirmados

Outros nomes seguem nos bastidores como Vinícius Símili, Vanessa Eugênio e Telma Spera

Redação AssisCity

  • 27/01/24
  • 19:00
  • Atualizado há 13 semanas

A atual secretária da Saúde de Assis, Cristiani Silvério é a candidata lançada pelo atual prefeito José Fernandes, que foi reeleito em 2020 com aproximadamente 26 mil votos. Representando o espaço conquistado pelas mulheres na sociedade, Cristiani acredita que pode se tornar a primeira mulher prefeita de Assis por competência e trabalho. "Como pré-candidata acredito que podemos dar continuidade a projetos importantes que estão sendo desenvolvidos na cidade". A pré-candidata do Partido do governador de São Paulo, Republicanos, também tem apoio de pelo menos mais cinco partidos nas eleições 2024.

Arquivo Pessoal - Cristiani Silvério, atual Secretária Municipal de Saúde de Assis - Foto: Arquivo Pessoal
Cristiani Silvério, atual Secretária Municipal de Saúde de Assis - Foto: Arquivo Pessoal

Fernando Quinteiro também assegura que irá disputar a vaga. O delegado aposentado tenta pela terceira vez alcançar o cargo de prefeito. Nas eleições de 2016, ficou em terceiro lugar, enquanto em 2020 foi o segundo mais votado. Ele afirma que, "Nós fazemos parte de um grupo de pessoas que são oposição ao prefeito" e "Assis precisa de muito desenvolvimento", comenta.

Em novembro de 2023, Fernando Quinteiro era um dos integrantes do grupo de oposição a atual administração composto por ex-candidatos, vereadores e personalidades políticas que já exerceram funções públicas. Dos participantes desse grupo, além de Quinteiro, Alexandre Cachorrão e Viviane Del Massa também lançaram-se como pré-candidatos.

Redes Sociais/Divulgação - Fernando Quinteiro, pré-candidato a prefeito de Assis - Foto: Redes Sociais
Fernando Quinteiro, pré-candidato a prefeito de Assis - Foto: Redes Sociais

Sobre o cargo de secretário de Justiça e Cidadania que exerce no Município de Ourinhos, o pré-candidato assegura. "Pra ter mais tempo para me dedicar à cidade onde eu moro e onde eu nasci, que é Assis, eu vou me desincompatibilizar para efetivamente poder fazer visitas", conclui.

Em entrevista ao Portal AssisCity, Viviane Del Massa, vereadora e ex-presidente da Câmara também confirma sua pré-candidatura. Filiada ao Partido Progressista (PP), ela não divulga os partidos aliados nem as figuras políticas do município que a apoiam: "A gente tem conversado com vários líderes de outros partidos e estamos nesses ensaios. Ainda nada de concreto", afirma.

Câmara Municipal de Assis - Viviane Del Massa, atual vereadora de Assis - Foto: Câmara Municipal de Assis
Viviane Del Massa, atual vereadora de Assis - Foto: Câmara Municipal de Assis

A vereadora justifica que almeja o cargo no executivo porque "A vereança dá condições de você conhecer todos os problemas da nossa cidade, você tem uma perspectiva macro. Nós conseguimos verificar vários pontos que a gente vê que temos condições de melhorar".

Ela declara que planeja finalizar as decisões até o fim do mês de março e está em busca de sintonia política nas coalizões: "Nós estamos verificando não fazer aliança por fazer, mas que tenha os mesmos projetos", conclui.

Outros pré-candidatos também foram anunciados no início deste ano. São eles Ivan Serra e Alexandre Cobra Vêncio, conhecido como Cachorrão. Serra é o atual Secretário de Desenvolvimento Econômico, que assegurou ao Portal AssisCity, "Nós temos o compromisso de concluir o mandato". Apesar de também ser filiado ao PDT, o secretário contou que está sendo procurado por outros partidos.

Redes Sociais/Divulgação - Ivan Décio Serra, atual Secretário de Desenvolvimento de Assis - Foto: Redes Sociais
Ivan Décio Serra, atual Secretário de Desenvolvimento de Assis - Foto: Redes Sociais

Cachorrão exerce o cargo de vereador pela quarta vez. Personalidade reconhecida no âmbito legislativo, ele declarou recentemente que só abrirá mão do seu assento caso seja o postulante majoritário. Também filiado ao PDT deve disputar o pleito por outro partido.

Câmara Municipal de Assis - Alexandre Cachorrão, vereador de Assis - Foto: Câmara Municipal
Alexandre Cachorrão, vereador de Assis - Foto: Câmara Municipal

Outro nome forte na política assisense e cogitado nos bastidores é Vinícius Símili. Em conversa com o Portal AssisCity, o vereador não confirmou a pré-candidatura e afirmou que "Não gosto desse tipo de catapulta. É algo que precisa amadurecer. Eu acho que a política tem que ser tratada com um pouquinho mais de cautela, melhor divulgada, analisada. Participar dessa corrida desenfreada só pra lançar o nome não me agrada essa postura. Não quero me colocar como pré-candidato só pra ser", conclui.

Redes Sociais/Divulgação - Vinícius Simili, vereador de Assis - Foto: Redes Sociais
Vinícius Simili, vereador de Assis - Foto: Redes Sociais

Nos bastidores, o nome de duas mulheres surgem como postulantes ao cargo máximo do executivo e que seriam apoiadas pelo Partido Liberal, do ex-presidente, Jair Bolsonaro, porém, sem confirmação de ambas as partes. Embora ainda não tenha um nome definido, o partido projeta o lançamento de pré-candidato a prefeito e chapa de vereadores. "Por enquanto não tem nada para poder passar". O partido ainda não tem um prazo estabelecido para as definições.

Vanessa Eugênio, vereadora eleita e afastada para assumir a pasta da Assistência Social, considera que "o momento é de articulações políticas e mudanças acontecem o tempo todo". Ela afirma que foi procurada por políticos do cenário assisense, porém, assim como Símili, prega cautela nesse momento e considera que as decisões finais acontecerão no mês de março.

Reprodução/Republicanos - Vanessa Eugênio, Secretária de Assistencia Social de Assis - Foto: Reprodução/Republicanos
Vanessa Eugênio, Secretária de Assistencia Social de Assis - Foto: Reprodução/Republicanos

A outra possibilidade considerada para buscar a histórica posição de primeira prefeita de Assis é Telma Spera. Professora aposentada da Unesp e atual diretora do Hospital Regional, ela não confirma a pré-candidatura. Em contato com o Portal, afirmou que "Minha missão hoje é ajudar a Santa Casa de Assis e desenvolver um trabalho de excelência no Hospital Regional… Não posso me desviar dos meus objetivos atuais", conclui. Ambas, Vanessa e Telma surgem nos bastidores como nomes cotados para o cargo pelo PL.

AssisCity - Telma Spera, Diretora do Hospital Regional de Assis - Foto:Reprodução/AssisCity
Telma Spera, Diretora do Hospital Regional de Assis - Foto:Reprodução/AssisCity

O cenário ainda conta com Fernando Sirchia, do PDT. O jovem vereador eleito em 2020, disse à Rádio Difusora na manhã de quinta-feira, 25, que o "lançamento da pré-candidatura foi uma decisão do Partido Democrático Trabalhista unilateralmente" e "eu vou dialogar com todo mundo, a gente vai buscar fazer uma composição", conclui. O vereador conta ainda com apoio do presidente nacional do PDT e também Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Sirchia emerge como uma figura destacada na vertente da esquerda e centro-esquerda de Assis, angariando seguidores.

Câmara Municipal de Assis - Fernando Sirchia, vereador de Assis - Foto: Câmara Municipal
Fernando Sirchia, vereador de Assis - Foto: Câmara Municipal

O Partido dos Trabalhadores, PT, está em um momento de reuniões e articulações para o pleito deste ano, até o momento a única definição é que a chapa de vereadores do partido será lançada. O professor Nilson Silva, presidente do partido, explica que "Nós não temos a candidatura a prefeito ainda. estamos em conversa com os partidos que são da Confederação nacional (PT, PCdoB e PV). Estamos em regime de orientação federal e estadual. Não tem nada definido e nessas conversas nós vamos ver o que a base quer e aí nós vamos para a Convenção em Março".

O partido tem conversado com outras lideranças locais para o alinhamento político voltado ao campo progressista, "Aquilo que fizer ou der o entendimento que é da ala progressista e nós acharmos que nós temos que apoiar, nós vamos", conclui.

O prazo para filiação partidária se encerra em 6 de abril, ou seja, seis meses antecedendo o dia da eleição, agendada para 6 de outubro

Receba nossas notícias em primeira mão!