Buscar no site

Equipes de Saúde enfrentam dificuldades para vacinação contra a raiva na Zona Rural de Paraguaçu

Paraguaçuenses tem mais uma semana para vacinar cães e gatos.

Assessoria de Comunicação

  • 23/07/16
  • 11:00
  • Atualizado há 405 semanas

A população de Paraguaçu Paulista tem mais essa semana apenas para participar da Campanha de Vacinação contra a Raiva, coordenada pelo Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal.

Segundo informações do Departamento de Saúde Municipal, a população canina e felina do município é de aproximadamente 11.300 animais e a grande maioria desses animais já foi imunizada. A meta da campanha, que está em sua ultima semana de realização, é de que pelo menos 80% desses animais seja vacinado contra a raiva até o final desta mobilização.

A atuação das equipes tem sido em diferentes frentes para que toda a área do município seja atendida, sendo que na zona urbana as equipes trabalharão ainda em pontos pré-determinados no próximo dia 27 de julho, das 8h30 às 16h30 - quarta-feira.

Na zona rural o trabalho segue mais específico, com as equipes percorrendo e se posicionando em pontos estratégicos e conhecidos das comunidades rurais que ainda não foram atendidas por conta de distância, condições de estradas e do clima.

Nesta próxima semana os postos estarão instalados na Zona Urbana e o atendimento será, no dia 27 de julho, das 8h30 às 16h30, nos seguintes locais: Unidade de Saúde da Barra Funda I, Unidade de Saúde da Barra Funda II, ao lado da Escola Peninha e no Projeto do Conj. Hab. Humberto Soncini.

Para ter seu animal vacinado, o proprietário deverá levar a carteira de vacinação e o animal a um dos locais de vacinação. O animal deverá estar devidamente contido (guia, coleira) e cães que oferecem riscos deverão estar de focinheira, para evitar acidentes e incidentes com outros animais e pessoas ou agentes que estarão nos postos de vacinação.

A raiva é uma zoonose causada por um vírus que é transmitida para os animais e para o homem através da saliva do animal doente pela mordedura, arranhadura, lambedura. Em caso de acidente, lavar o local com água e sabão em abundância e procurar o serviço de saúde mais próximo da sua casa para avaliação e conduta a ser instituída para cada caso. Os animais agressores deverão ser mantidos em observação por um período de 10 dias.

Equipes buscam superar as dificuldades, principalmente na zona rural, e atender a toda a população na busca da imunização dos animais contra a raiva.

Receba nossas notícias em primeira mão!