Buscar no site

Especial Mulheres: Ivani Helena Guilherme e sua brilhante luta pela inclusão social em Assis

Com aprovação de projeto de lei, Ivani será homenageada ao nomear rua no Residencial Bela Vista II

Redação AssisCity

  • 05/03/24
  • 10:00
  • Atualizado há 7 semanas

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que será celebrado nesta sexta-feira, 08 de março, o Portal AssisCity está produzindo uma série de matérias contando um pouco da história de grandes mulheres que foram muito importantes para o município de Assis.

A segunda homenageada é Ivani Helena Guilherme, advogada e uma das precursoras na luta pela inclusão social no município.

Ivani Helena Guilherme nasceu em Assis no dia 05 de fevereiro de 1960, filha de Ivan Guilherme e Lourdes Guilherme Branco. Era casada com o advogado Nilton César de Araújo, com quem teve três filhos: Paulo Cesar Guilherme de Araújo, Camila Guilherme de Araújo e Pedro Guilherme Antíco.

Cursou o antigo primário até o antigo colegial na Escola Estadual "Dr. Clybas Pinto Ferraz", onde se formou no ano de 1977. Ingressou no Banco do Estado de São Paulo, antigo Banespa, no início de 1980, onde trabalhou até se aposentar em 2010.

Em 1996, Ivani graduou-se em Direito pela Fundação "Eurípedes Soares da Rocha", em Marília.

Reprodução/Arquivo Pessoal - Ivani Helena Guilherme foi advogada e uma das precursoras na luta pela inclusão social no município - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Ivani Helena Guilherme foi advogada e uma das precursoras na luta pela inclusão social no município - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Ivani era mãe de um menino autista, em uma época que pouco se falava sobre a inclusão social, e isso a motivou a buscar meios para evoluir o ensinamento de seu filho, buscando sempre o auxílio de profissionais.

Em 2009, Ivani ingressou com uma ação judicial contra o Estado, sendo a primeira pessoa no Brasil a realizar tal ato, onde obrigou o governo a disponibilizar uma monitoria na classe para acompanhar as atividades de seu filho autista. A ação gerou muita repercussão e outros pais repetiram o ato, que se tornou obrigatório após a promulgação da Lei Federal nº 12.764/2012.

Paulo, filho de Ivani, foi o primeiro aluno com Transtorno do Espectro Autista a ser alfabetizado e concluir o ensino médio na mesma escola onde ela se formou.

Veja também: Especial Mulheres: O legado da professora Angélica Amorim Pereira em Assis

Ivani Helena Guilherme foi um grande exemplo de mulher que lutou pela inclusão social em Assis e região. Sua luta serviu de exemplo para muitos outros pais que buscaram o direito de seus filhos terem uma educação de qualidade. Era uma pessoa muito admirada e respeitada por quem a conhecia, sendo generosa e buscando sempre ajudar quem necessitava.

Ivani faleceu no dia 20 de janeiro de 2020, aos 60 anos, deixando uma grande saudade e também um legado na história de Assis, com caráter, dedicação e carisma.

No dia 05 de fevereiro deste ano, data que Ivani completaria 64 anos, foi aprovada na Câmara Municipal de Assis, o Projeto de Lei nº 225/2023, de autoria do vereador Fernando Vieira, que dispõe sobre a denominação da Rua 'F' do Residencial Bela Vista II para Rua 'Ivani Helena Guilherme'.

Receba nossas notícias em primeira mão!