Buscar no site

Família faz vaquinha online para custear tratamento de moradora de Assis

A doença se agravou nos últimos meses

Redação AssisCity

  • 06/05/20
  • 13:00
  • Atualizado há 207 semanas

A moradora de Assis, Aparecida Garcia Camargo, de 68 anos, é mais conhecida como Irmã Cidinha. Ela era pastora da Igreja Presbiteriana Renovada do Jardim III Américas e foi diagnosticada recentemente com Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI). Trata-se de uma doença rara, que endurece partes dos pulmões e dificulta a respiração, causando falta de ar e fraqueza.

Seu filho Marcelo Garcia procurou a reportagem do AssisCity para pedir ajuda da comunidade. Ele conta já há alguns anos Cidinha sofria com os sintomas da doença, mas que o diagnóstico só foi confirmado em fevereiro deste ano, quando o quadro se agravou.

"A doença não tem cura, mas os remédios ajudam em seu controle. Assim ela consegue ter mais qualidade de vida. Atualmente ela faz uso de oxigênio, 24 horas por dia, ficando incapaz de realizar atividades simples do dia a dia", conta.

A família decidiu promover uma vaquinha online para conseguir ajuda no custeio de um medicamento específico e que não é disponibilizado na rede pública.

"Existem apenas dois medicamentos que colaboram para o controle da doença evitando sua progressão, que são de uso contínuo e não são custeados pelo SUS. O OFEV, medicamento prescrito pelo médico especialista, tem um custo que varia de R$9 mil a R$17 mil cada caixa com 60 comprimidos, suficientes para um mês de tratamento. É um tratamento muito caro, e por isso estamos realizando a vaquinha online", explica.

Quem desejar colaborar pode realizar sua doação através do site:www.vakinha.com.br/vaquinha/juntos-pelo-tratamento-irma-cidinha-fibrose-pulmonar-idiopatica.

Marcelo e sua irmã Andréia se colocam à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre a campanha pelos telefones: (18) 99647-8183 Andréia ou (14) 99188-2555 Marcelo.

divulgação - Aparecida Garcia Camargo conhecida como Irmã Cidinha foi pastora da Igreja Presbiteriana Renovada do Jardim III Américas
Aparecida Garcia Camargo conhecida como Irmã Cidinha foi pastora da Igreja Presbiteriana Renovada do Jardim III Américas

Receba nossas notícias em primeira mão!