Buscar no site

FEMA fica sem energia durante aplicação do exame da OAB em Assis e candidato se sente prejudicado

FGV orientou candidatos a entrarem com mandado de segurança caso se sentissem prejudicados

Redação AssisCity

  • 21/11/23
  • 13:00
  • Atualizado há 22 semanas

Neste domingo, 19 de novembro, foi realizado em todo o país o 39º Exame de Ordem da OAB. Em Assis a aplicação do exame foi realizada na Fundação Educacional do Município de Assis, a Fema.

Segundo informações dos candidatos, a prova com duração de cinco horas teve início normalmente às 13h, mas às 13h30 houve uma queda de energia que só foi restabelecida às 17h30, 30 minutos antes do término do exame que ocorreu às 18h. Ainda segundo eles, em nenhum momento foi decidido pelo cancelamento da prova, que continuou acontecendo normalmente para indignação dos candidatos.

Deived Borba, um dos candidatos do exame contou ao Portal AssisCity sobre o transtorno que passou com não cancelamento da prova. Por possuir deficiência física, Deived necessita de um auxiliar para transferir suas respostas ao gabarito, e segundo ele, com esse transtorno da falta de energia ele não conseguia enxergar as questões. "Foi muito difícil estar fazendo a prova porque eu não conseguia enxergar as questões. Foi difícil para mim e para os outros estudantes. Assim que caiu a energia eu fui trocado de sala pela organização, na tentativa de me ajudar, mas não ajudou muita coisa, com a escuridão da faculdade continuou difícil de enxergar", disse.

Questionado sobre o posicionamento da FGV, responsável pela aplicação do exame, Deivid contou que os candidatos foram avisados para entrarem com um mandado de segurança caso se sentissem prejudicados, pois não seria possível aumentar o tempo de prova. "Eu pedi ajuda até para o fiscal, se ele poderia usar a lanterna do celular dele para me ajudar a enxergar, mas ele disse que não seria possível. Essa foi a resposta da FGV", concluiu.

O Portal AssisCity entrou em contato com Lenise Antunes, presidente da OAB Assis, que comunicou que todas as decisões relacionadas a prova são exclusividade da FGV, mas que entende os transtornos causados pela queda de energia. "Com certeza isso atrapalhou, muito calor, sem ar-condicionado, tempo de chuva escurece as salas. Essa prova já atinge bastante o emocional dos candidatos, e isso reflete no corpo. Fazer uma prova no calor, sem ar-condicionado, compromete sim o rendimento", pontuou.

Em comunicado, a Energisa informou que não houve nenhum registro de queda de energia na Fema e que poderia ser um problema local com a instituição.

O Portal AssisCity entrou em contato com a Fema e aguarda retorno.

ATUALIZAÇÃO

A Fundação Educacional do Munícipio de Assis emitiu um comunicado oficial na manhã desta quarta-feira, 22 de novembro. Segundo a instituição, no último domingo a Fema enfrentou uma interrupção de energia devido a chuvas e ventos intensos na região, que resultaram em um curto-circuito na fiação de alta tensão e posterior desligamento do principal transformador de energia. A equipe de manutenção acionou eletricistas para solução do problema, mas se depararam com alguns obstáculos ao tentar localizar o material especifico necessário, considerando que o incidente ocorreu em um domingo. Por volta das 16h a equipe de manutenção conseguiu restaurar a energia após substituição da peça danificada, no entanto ela queimou novamente devido a um novo ponto de curto que só foi identificado na manhã do feriado de 20 de novembro, deixando a Fema sem energia por 24 horas.

No comunicado a instituição expressou solidariedade a todos que enfrentaram dificuldades durante a prova de Exame da Ordem e enfatizou que tomou todas as medidas e manteve contato com a fundação organizadora da prova a respeito de todas as ações que estavam sendo tomadas.

Confira o comunicado na integra:

"No último domingo, dia 19 de novembro de 2023, a FEMA enfrentou uma interrupção de energia que afetou integralmente o campus devido a chuvas e ventos intensos na região de Assis, por volta do meio-dia, que resultaram em um curto-circuito na fiação de alta tensão da FEMA, em uma posição que não pôde ser identificada imediatamente. Isso levou ao desligamento do principal transformador de entrada de energia.

A equipe de manutenção procurou assistência de eletricistas de alta tensão, contudo, deparou-se com obstáculos ao tentar localizar um material específico, dada a sua natureza especializada, potência exigida, e especialmente considerando que o incidente ocorreu em um domingo. Somente por volta das 16h, após encontrar o material necessário, a equipe de manutenção teve condições de agir, aproveitando o intervalo seguro após a passagem da chuva.

Houve restauração da energia após a peça danificada ser substituída; entretanto, ela queimou novamente devido a um ponto de curto que só foi identificado na manhã seguinte, feriado de 20 de novembro. Como resultado, a FEMA enfrentou um período de aproximadamente 24 horas sem energia e todos os serviços, incluindo as atividades de matrícula para o vestibular da FEMA, foram restabelecidos somente após este intervalo, no feriado.

A FEMA expressa solidariedade a todos que enfrentaram dificuldades durante a prova de exame de ordem, e enfatiza que tomou todas as medidas e que manteve a fundação organizadora da prova ciente de todas as ações que estavam sendo tomadas. Porém, a restauração imediata da energia não foi possível, dada a magnitude dos eventos naturais, que superaram as capacidades de intervenção da FEMA".

Divulgação - Exame da OAB foi aplicado na Fundação Educacional do Munícipio de Assis neste domingo, 19 - Foto: Divulgação
Exame da OAB foi aplicado na Fundação Educacional do Munícipio de Assis neste domingo, 19 - Foto: Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!