Buscar no site

Hospital Regional de Assis: CIVAP mobiliza prefeitos e solicita audiência com Secretário de Estado da Saúde

Secretária de Saúde do Estado anunciou o aditamento dos contratos com a OS Santa Casa de Chavantes responsável pelo serviço Pronto Socorro referenciado e também com a Santa Casa de Marília responsável pelo serviço de Oncologia

Assessoria de Comunicação

  • 04/07/23
  • 14:00
  • Atualizado há 42 semanas

Na última quinta-feira (29), o Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema, representado por prefeitos dos municípios consorciados, estiveram em São Paulo para uma importante audiência com o Secretário de Saúde do Estado de São Paulo - Eleuses Paiva, para apresentar pontos preocupantes diante da atual situação do Hospital Regional de Assis.

Representando o Presidente do CIVAP e Prefeito de Ibirarema - José Benedito Camacho, a Diretora Executiva do Consórcio - Ida Franzoso de Souza marcou presença na audiência, juntamente com os Prefeitos: Oscar Gozzi (Tarumã), Luis Gustavo Mendes Moraes (Palmital), Antonio Takashi Sasada (Paraguaçu), Eraldo José Pereira (Cândido Mota), Paulo Eduardo da Silva (Maracaí), Freddie Costa Nicolau (Pedrinhas), além dos Secretários Municipais de Saúde: Vânia Cavalcante (Cândido Mota), Cristiane Silverio (Assis), Nádia Patrícia (Palmital) e Egydio Tonini (Paraguaçu).

Os prefeitos falaram sobre as dificuldades que estão enfrentando em suas cidades, com a grande falta de vagas, o sofrimento dos pacientes, o entupimento das UPAs, Santas Casas e Pronto Socorros da região, que sofrem com a situação cada vez mais caótica. Em maio deste ano, o Secretário Eleuses Paiva esteve em visita ao Hospital Regional de Assis e prometeu um plano de ação para a retomada do atendimento pleno do Hospital, incluindo atendimentos como hemonúcleo de alto risco. Na ocasião, o CIVAP acompanhou a visita e firmou o compromisso de acompanhar e propor soluções.

Prefeitos do Civap reunidos com o Secretário da Saúde
Prefeitos do Civap reunidos com o Secretário da Saúde

Na presente audiência, os prefeitos e gestores municipais da saúde também apresentaram falhas graves existentes atualmente no hospital, tendo como consequência emergente a extrema escassez de recursos orçamentários, a demora para resposta de processos e serviços parados, que revelam o descaso e a falta de administração de recursos e de pessoal. Segundo eles, o Hospital necessita de soluções urgentes e que devem ser apresentadas para a sua reestruturação e a retomada plena. Além disso, expressaram insatisfação com tamanha inoperância em um hospital que já foi referência no atendimento e na qualidade.

O CIVAP, reforçando seu compromisso de representar, propor soluções e trabalhar em prol dos municípios e seus munícipes, estará 100% mobilizado para acompanhar de perto as ações do Estado para que este problema, que impacta diretamente as 25 cidades referenciadas do Hospital, seja resolvido, acompanhando seu plano de trabalho e propondo soluções para a inoperância e falta de plano de trabalho enfrentados atualmente.

CONQUISTA: ADITAMENTO DE CONTRATOS

Na ocasião, o Secretária de Saúde do Estado anunciou o aditamento dos contratos com a OS Santa Casa de Chavantes responsável pelo serviço Pronto Socorro referenciado e também com a Santa Casa de Marília responsável pelo serviço de Oncologia, para que tenham recursos suplementares para contratação de profissionais, o que irá contribuir para os atendimentos.

Para a comitiva, o aditamento não resolverá a situação caótica em que se encontra o Hospital, mas é um respiro de esperança para melhorar um pouco toda essa situação.

O CIVAP agradece a participação dos prefeitos e secretários municipais na audiência, além da Secretaria Estadual de Saúde pela abertura e por oportunizar este vínculo de acompanhamento do plano de ação que será apresentado.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias