Buscar no site

Hospital Regional de Assis fecha ala de enfermaria pediátrica mas mantém serviço referenciado de UTI Neonatal

Justificativa é a falta de profissionais que a instituição está enfrentando

Redação AssisCity

  • 17/02/23
  • 11:00
  • Atualizado há 63 semanas

Na manhã desta sexta-feira, 17 de fevereiro, o Hospital Regional de Assis fechou, temporariamente, quatro leitos de enfermaria pediátrica, devido à falta de profissionais para atuar na instituição.

Segundo Benedita Quintiliano Pereira, presidente do Conselho de Saúde de Assis, o HRA fez um estudo nos hospitais locais e em toda a região, para tomar essa medida. "O fato é que a instituição está sofrendo com a falta frequente de profissionais, então a diretoria decidiu priorizar os atendimentos referenciados que a instituição atende", explicou.

No caso da pediatria do HRA, os quatro leitos de enfermaria foram fechados, provisoriamente, para que os profissionais possam se dedicar aos serviços da UTI Neonatal. "Os pacientes serão atendidos e cuidados no Hospital Regional, mas agora, quando a criança receber alta da UTI terá de ser encaminhada para a Santa Casa de Assis ou outros hospitais da região, que oferecem esses enfermaria infantil", pontuou.

Pedido de Ajuda

Em janeiro de 2023, a Saúde de Assis, juntamente com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), realizaram uma reunião para oficializar o pedido de ajuda ao Governo do Estado de São Paulo para melhorias na situação vivida pelo Hospital Regional.

Na ocasião a presidente do Hospital Regional de Assis, Lenilda de Araújo Lins Ramos dos Santos, afirmou que a aposentadoria de diversos funcionários atrapalhou o atendimento da instituição.

No gráfico apresentado na reunião, foi possível ver que em 2015, o hospital contava com 384 profissionais de enfermagem, chegando a 2023 com apenas 243 colaboradores, tendo uma perda de 36,72%, no quadro.

Problemas em outras alas

Em novembro de 2022 a ala de Gravidez de Risco do Hospital Regional teve seus serviços encerrados, por falta de funcionários para atender a população.

Além disso, a presidente do Conselho de Saúde, Benedita, informou ao Portal AssisCity que o Governo do Estado autorizou o processo seletivo emergencial, para a contratação de novos funcionários.

"É difícil pois não temos como afirmar uma data para que os atendimentos voltem ao normal, temos problemas também na ala referenciada de neurocirurgia, o que afeta a vida de milhares de pessoas, já que o HRA atende 25 cidades da região, sendo que 15 não possuem hospitais", finalizou.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais