Buscar no site

Jogador de vôlei de Paraguaçu é vítima de racismo e homofobia em partida pelos Jogos da Juventude

Redação AssisCity

  • 25/04/23
  • 09:00
  • Atualizado há 54 semanas

Uma partida de vôlei masculino válida pelo 3ºJogos da Juventude foi marcada por um episódio de racismo e homofobia. Durante o jogo entre as equipes de Assis e Paraguaçu um jogador paraguaçuense foi alvo de ofensas racistas e homofóbicas vindo da plateia no dia 21 de abril.

Um vídeo gravado durante a partida mostra a pessoa que ofendeu, um atleta vinculado ao AVA (Associação Vôlei Assis) usando o termo "preta feia" como adjetivo pejorativo para se referir ao jogador de Paraguaçu.

"Feia horrorosa, o que aquela preta tá fazendo? Preta feia", diz o jogador em meio à transmissão durante live no Instagram.

O crime foi configurado e as medidas legais estão sendo tomadas pelo Vôlei Paraguaçu e pela Associação de Vôlei de Assis, que repudiaram a atitude do atleta envolvido.

Em nota de repúdio, o Vôlei Paraguaçu afirmou que a rivalidade entre os municípios deve ficar dentro da quadra e que atitudes como essa têm que ser expostas e punidas na forma da lei.

A Associação de Vôlei de Assis também divulgou uma nota lamentando profundamente o ocorrido e afirmando que não compactua com qualquer tipo de preconceito.

Divulgação - Ofensas racistas e homofóbicas foram registradas durante transmissão - Foto: Divulgação/Instagram
Ofensas racistas e homofóbicas foram registradas durante transmissão - Foto: Divulgação/Instagram

"Assim, devidamente identificado o autor das palavras sobreditas, a AVA, na pessoa da técnica da equipe, afastou imediatamente o atleta que é menor de suas atividades junto ao grupo, suspendendo ainda todo e qualquer vínculo que o mesmo tenha com a equipe de Assis, eis que em hipótese alguma seria conivente e aceitaria tais atitudes", diz nota.

O departamento municipal de esporte e lazer de Paraguaçu também se manifestou sobre o episódio, afirmando que acionará o departamento jurídico para que o caso seja devidamente investigado e para que situações como essa não se repitam jamais.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais