Buscar no site

Justiça realiza 1ª audiência de motorista de caminhonete acusado de matar Catarina Mercadante

Motorista chegou a ser preso, mas foi liberado após recurso ao STJ; a audiência ocorre nesta quarta-feira, às 14h

Redação AssisCity com informações do G1

  • 17/05/23
  • 14:00
  • Atualizado há 49 semanas

A 1ª Vara Criminal de Assis realiza, nesta quarta-feira, 17 de maio, a audiência de instrução, debates e julgamento do motorista da caminhonete suspeito de ter provocado o acidente que matou a estudante Catarina Mercadante, de 22 anos, na Rodovia Rachid Rayes - SP-333, em Echaporã. O caso foi registrado no dia 30 de janeiro.

A audiência de Luís Paulo Machado de Almeida, de 21 anos, será por videoconferência, às 14h. Na ocasião, além do interrogatório do acusado, também haverá oitivas de testemunhas. Após essa primeira etapa do processo, o juiz irá analisar se o réu será submetido a júri popular.

No início de março, a Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para tornar Luís Paulo réu no processo que investiga o acidente. O caso foi classificado como homicídio doloso. Por outro lado, à época, o juiz Adugar Quirino do Nascimento Silva Júnior negou o pedido de prisão preventiva solicitado pela Polícia Civil após a conclusão do inquérito.

Divulgação - Catarina Torres Mercadante Leite do Canto, 22 anos - Foto: Divulgação
Catarina Torres Mercadante Leite do Canto, 22 anos - Foto: Divulgação

A promotoria recorreu da decisão da 1ª Vara Criminal de Assis (SP) e Luís Paulo teve a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) no dia 2 de maio.

Ele se apresentou à Delegacia de Ituverava (SP) em companhia de advogados. Não foi informado para qual unidade prisional ele foi encaminhado.

No entanto, Luís voltou a responder o processo em liberdade após uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que reverteu a ordem de prisão do TJ. A decisão foi cumprida no dia 8 de maio. O processo segue em segredo de Justiça.

O acidente

Na noite do dia 29 de janeiro, por volta das 19h, Catarina Torres Mercadante Leite do Canto, de 22 anos, morreu após uma batida frontal na rodovia Rachid Rayes, SP-333, estrada que liga as cidades de Assis e Marília.

divulgação - Carro de Catarina ficou destruído com o impacto da batida - Foto: Divulgação
Carro de Catarina ficou destruído com o impacto da batida - Foto: Divulgação

Catarina não resistiu aos ferimentos, ficou presa às ferragens e morreu no local, já o motorista de 20 anos, teve ferimentos leves e saiu do local do acidente consciente.

Confira a entrevista com os pais de Catarina:

Receba nossas notícias em primeira mão!