Buscar no site

Menos de 20% de meninas de 9 anos foram imunizadas contra o HPV em Paraguaçu

Na faixa etária de 10 anos, Paraguaçu tem uma população de 335 meninas e foram vacinadas apenas 183. Já entre meninas de 11 anos, a cidade tem 345 meninas e foram 225 vacinadas.

Redação Pàraguacity.com

  • 07/05/15
  • 08:00
  • Atualizado há 468 semanas

Paraguaçu Paulista realizou recentemente a vacinação contra o HPV em meninas de 9 a 11 anos de idade. A vacinação foi aplicada em escolas do município, entretanto, as adolescentes só podiam receber a dose com a autorização dos pais.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Karina Rodrigues, é fundamental que as meninas a partir de 9 anos de idade que ainda não receberam a primeira dose procurem as Unidades de Saúde para serem vacinadas.

Karina explica que a adesão a vacina contra o HPV em Paraguaçu foi de apenas 46,37%. A pior adesão foi entre as meninas de 9 anos de idade, já que Paraguaçu tem uma população de 321 meninas de 9 anos e foram vacinadas apenas 58, uma cobertura de apenas 18%.

"O que a gente pode perceber é que as vezes os pais interpretam a vacina como a finalidade de incentivar precocemente a vida sexual da menina e não é isso. A vacina tem uma eficácia maior em meninas jovens que não tiveram contato sexual, que não tiveram contato com vírus, por isso que baixou a idade para nove anos", explicou.

Na faixa etária de 10 anos, Paraguaçu tem uma população de 335 meninas e foram vacinadas apenas 183. Já entre meninas de 11 anos, a cidade tem 345 meninas e foram 225 vacinadas.

"Por isso que a gente pede até para os pais fazerem essa sensibilização, levar as meninas para serem vacinadas, uma vacina que agente sabe que no consultório particular custa entre R$150 a R$200 uma dose e é oferecida gratuitamente pelo SUS, então vamos levar porque ela vale a pena sim", destacou.

A vacina contra o HPV é aplicada em três doses. A segunda dose é aplicada após seis meses da primeira e a terceira dose deve ser tomada depois de cinco anos.

"Ela protege contra os principais vírus que podem causar o câncer de colo de útero, mas também é preciso ressaltar que essa vacina não suprime o uso do preservativo, toda vez que a menina for ter relação sexual tem que usar o preservativo", finalizou Karina.

Receba nossas notícias em primeira mão!