Buscar no site

Parceria entre Instituto Aquila e Prefeitura é concluída com premiação e certificação dos servidores

Novas ferramentas de gestão, integração entre departamentos e treinamento de equipes otimizaram o dia a dia da Prefeitura

Assessoria de Comunicação da Prefeitura - Silvana Paiva

  • 02/04/18
  • 09:00
  • Atualizado há 317 semanas

A parceria entre o Instituto Aquila e a prefeitura de Paraguaçu Paulista, executada entre maio de 2017 e março de 2018, culminou na cerimônia de certificação e premiação dos integrantes dos grupos do Programa de Formação dos Servidores Municipais, realizada na terça-feira (27), no auditório das Faculdades Gammon.

No decorrer de 2017 e início de 2018, os servidores municipais foram capacitados por meio do método PDCA que significa Plan, Do, Check, Action (Planejar, Fazer, Verificar e Agir), cuja função é a de garantir que a empresa organize seus processos, não importando a sua natureza, seja pública ou privada. Os servidores foram treinados para saber identificar oportunidades, analisar fatos e dados, suas causas, definir metas, elaborar planos de ação, bem como acompanhar a execução dessas ações e os resultados alcançados, padronizando as práticas implementadas.

Ao concluir a parceria, o presidente do Instituto Aquila, Rodrigo Godoy, destacou a importância da participação dos servidores no programa. "Tão importante quanto os números alcançados, é a participação dos servidores nesse processo. Formaram-se 127 servidores, sendo três guardiões do método no programa de formação dos servidores. Excelente gestão pública traduz-se essencialmente em melhorias concretas, na prestação de serviço ao cidadão. Para tal, é preciso otimizar sempre, arrecadar com eficiência, eliminar continuamente os desperdícios, a fim de mobilizar o máximo possível de recursos na prestação de serviços ao cidadão", destacou.

O presidente do Aquila, Rodrigo Godoy, deixou uma recomendação aos servidores. Ele afirmou que o movimento que se iniciou agora precisa de continuidade. "No fim desse primeiro ciclo, estamos convictos de que o município de Paraguaçu Paulista ganha novas perspectivas de prosperidade e horizontes propícios a voos mais altos".

Oportunidade de aprendizado

Para os 127 funcionários municipais que participaram do Programa de Formação dos Servidores Municipais do Instituto Aquila, esta foi uma oportunidade de aprendizado. O assessor do Departamento de Administração e Finanças, Paulo Paiva, afirmou que foi um período de parceria, aprendizado e ensinamento. "Conheci as dificuldades de quase todos os departamentos e pudemos apresentar soluções para a totalidade dos problemas encontrados. Fomos estimulados a trabalhar em 24 projetos, como o de Redução do Consumo de Água e Redução do Consumo de Energia, por exemplo. Trabalhamos durante todo o tempo focados na conscientização dos servidores, para uma melhor utilização de recursos públicos no que diz respeito à redução do consumo de energia", contou Paulo.

A servidora Renata Chadi, da área da Saúde, avaliou que não foi fácil absorver tantas informações e colocá-las em prática, mas que o aprendizado proporcionado é imensurável. "Tivemos acesso a tantos temas distintos com um objetivo comum: melhorar a qualidade do atendimento na área da saúde. E sabemos que ninguém tira da gente o aprendizado adquirido. Toda implantação pode levar tempo para que todos os frutos possam ser colhidos, temos agora que tomar conta do que plantamos e garantir que possamos colher os melhores frutos", salientou Renata.

Gisele Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica municipal, afirmou que foi muito bom aprender ao lado de "grandes profissionais", como os consultores do Instituto Aquila. "Continuaremos com o Projeto de Reduzir o Índice de Mortalidade Infantil em nosso município. Com muito trabalho e garra, tenho certeza que os resultados virão à medida do nosso empenho", disse Gisele.

Viver e trabalhar em uma cidade melhor

A prefeita Almira Garms, relembra que, antes de sua candidatura à Prefeitura de Paraguaçu Paulista, em 2016, foi contratada uma empresa de renome nacional para que fosse feito um estudo para avaliar a situação econômico-financeira da Prefeitura. "Já sabíamos o quão difícil seria a caminhada à frente da administração de uma cidade que apresentava máquinas e equipamentos sucateados, falta de manutenção em ruas, prédios públicos abandonados, dezenas de obras paralisadas. O resultado apresentado pela empresa contratada, mostrou a baixa capacidade de investimento do município, tanto em números absolutos quanto se comparada a outros municípios do mesmo porte", contou na prefeita Almira.

Somada a essa situação caótica, a atual gestão enfrentou outros problemas pontuais como o incêndio do prédio do Paço Municipal, além da recessão econômica do País e a redução dos repasses de verbas pelas esferas federal e estadual. "Mas a nossa fé e o implacável desejo de melhoria de vida da população, sempre estiveram à frente de nossas decisões. Para isso, era preciso aumentar receitas e diminuir despesas, precisávamos colocar as contas da prefeitura em ordem e melhorar as condições de investimentos. Tínhamos vontade, liderança, mas faltava-nos metodologia e conhecimento e foi aí que recorremos ao Instituto Aquila, para nos auxiliar nesse processo de recuperação da capacidade de investimento e equilíbrio das contas municipais. O processo nos levou a tomar decisões nem sempre compreendidas por mentalidades conservadoras. Porém, fomos conduzidos a uma situação satisfatória com pagamento em dia e a realização de investimentos para a recuperação da nossa capacidade operacional. Foram decisões que colocam Prefeitura de Paraguaçu em situação privilegiada frente a outros municípios, onde os gestores não estão conseguindo manter seus compromissos com folha de pagamento nem com fornecedores", enfatizou a prefeita Almira.

A prefeita Almira informou que, sob a coordenação do Instituto Aquila, a Prefeitura de Paraguaçu obtive êxito em projetos como a reforma administrativa, o PERT, na eficiência na arrecadação de recursos próprios, na otimização da merenda escolar, melhoria na gestão de suprimentos e medicamentos, revisão de estatutos, elaboração do Plano de Turismo. "Outro ponto importante e que foi nosso compromisso de campanha, é a valorização do servidor público efetivo. A reforma administrativa está em fase final de elaboração, sendo feita por técnicos da Prefeitura orientados pelos especialistas do Instituto Aquila", disse a prefeita Almira.

A prefeita Almira reforçou, ainda, que os fatores que garantem uma gestão mais competitiva no serviço público são a capacitação técnica da equipe, a definição de padrões para se medir os resultados almejados, a disciplina no acompanhamento das metas e uma estrutura focada em resultados e a transparência. "Dessa forma, é possível promover mudanças e melhorias nos resultados fiscais do setor público e gerar mais valor público na prestação dos serviços prestados para a população. Reafirmamos o nosso compromisso quanto à melhoria constante da qualidade dos serviços prestados à nossa população, objetivo final do nosso trabalho. Queremos todos viver e trabalhar em uma cidade cada vez melhor. Paraguaçu merece."

,

Receba nossas notícias em primeira mão!