Buscar no site

Produção de soja é prejudicada com falta de chuva

Em 2014 a perda foi de 30%, com estiagem que iniciou em fevereiro. Neste ano a estiagem foi antecipada para janeiro e perda pode ser maior

Redação AssisCity

  • 21/01/15
  • 14:00
  • Atualizado há 490 semanas

As altas temperaturas e a baixa umidade do solo indicam que as produções de soja no Vale Paranapanema estão drasticamente comprometidas e a safra será prejudicada, principalmente em áreas de solos arenosos, conforme informam especialistas e produtores rurais.

"Em 2014 a estiagem teve início em fevereiro e mesmo assim as lavouras foram afetadas em 30%. Essa foi a média de prejuízo que nós, produtores de soja, tivemos. Agora, em 2015, a estiagem foi antecipada para janeiro e já estamos vendo nossas lavouras sofrerem com a seca, aliás, em algumas áreas a situação já é irreversível. Se não chover nos próximos dias vamos ter prejuízos maiores que no ano passado", informa José Fernandes, produtor rural.

Para o assistente técnico da Coopermota, Paulo César Gamarra, o momento é bastante crítico e preocupante. "As produções estão precisando de chuvas e o calor intenso tem aumentado a perda da produtividade. Não podemos fazer ainda uma estimativa da peda da produção, mas quanto mais demorar a chuva maior será. Algumas variedades de soja já estão secando, e isso já significa perda", informa Gamarra.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos