Buscar no site

Projeto 'Naninhas do Bem' realiza 1° Chá das Voluntárias e fortalece a solidariedade

Grupo de voluntárias promovem um trabalho em prol das crianças em tratamento hospitalar

Redação AssisCity/ Informações: Naninhas do Bem

  • 09/05/23
  • 17:00
  • Atualizado há 50 semanas

No último dia 6 de maio, foi realizado o Primeiro Chá das Voluntárias do Projeto Naninhas do Bem de Assis. Após suspender as ações presenciais desde 2020 devido à pandemia, o grupo de voluntariado encontrou-se novamente para fortalecer a solidariedade e celebrar o trabalho que tem sido realizado remotamente.

O Projeto Naninhas do Bem de Assis foi iniciado em 2016, sob o comando de Edna Vezzoni e com inspiração em Estela Junqueira. Seu objetivo é confeccionar naninhas, travesseiros com braços, pernas, olhos, orelhas e boca, para crianças em tratamento hospitalar, especialmente as que enfrentam o câncer.

divulgação - Voluntárias no Chá Naninhas do Bem - Foto: Divulgação
Voluntárias no Chá Naninhas do Bem - Foto: Divulgação

O grupo de voluntárias trabalha de forma colaborativa, utilizando doações de materiais para escolher e cortar tecidos, montar, costurar, encher e avaliar as naninhas. A rota de distribuição contempla instituições hospitalares em diversas cidades, como Assis, Marília, Sorocaba, Jaú, Presidente Prudente, Cândido Mota, Paraguaçu Paulista, Ourinhos, Palmital e Ipaussu.

As ações do projeto têm sido registradas e divulgadas através da página do Facebook "Naninhas do Bem Assis S.P - Somos o Amor sem Fronteiras". Postagens, fotos das entregas, ofícios de recebimento/agradecimento das instituições e matérias em telejornais têm ajudado a ampliar a visibilidade e o alcance do trabalho.

divulgação - Naninhas produzidas pelas voluntárias - Foto: Divulgação
Naninhas produzidas pelas voluntárias - Foto: Divulgação

Em 2020, diante da crise sanitária, o grupo adaptou-se ao trabalho remoto e produziu mais de 10.000 máscaras de TNT. Essas máscaras foram doadas a instituições hospitalares da cidade como uma forma de apoio ao público, asilos, coleta seletiva, entre outros. A mobilização só foi possível graças a doações de materiais e dinheiro, incluindo um generoso estoque de TNT cedido pela proprietária da Utilar Magazine em Assis.

divulgação - Doação de máscaras na pandemia - Foto: Divulgação
Doação de máscaras na pandemia - Foto: Divulgação

Mesmo enfrentando desafios, o grupo continua produzindo de 600 a 700 naninhas por ano, contando com a ajuda de uma rede de voluntárias e parcerias solidárias para que esses itens cheguem ao colo das crianças em tratamento hospitalar, especialmente aquelas que lutam contra o câncer.

O encontro presencial do último sábado, realizado no Espaço do Bem, contou com o apoio de Ana Leda Piedade, Maria de Fátima Spera e Maria Carolina de Almeida, três voluntárias que são fundamentais para o sucesso dessa importante missão.

divulgação - Entrega das Naninhas nos hospitais - Foto: Divulgação
Entrega das Naninhas nos hospitais - Foto: Divulgação

O Chá recebeu carinhoso apoio do comércio local na cessão de brindes que foram sorteados dentre as quase 40 mulheres presentes no dia. A Coordenação reforça seus agradecimentos para Santo Onofre Café, Relojoaria Sussel, Liliane Paiva Aromas, Restaurante Ravenna Grill, Sem Hora Esmalteria, Sodiê Doces, Temperos e Tentações, Marmoraria Cristo Rei-Decorações, Traços e Tramas Atelier, Espaço Francine Seguesi, Delícias da Leda do Bem, Loja Natura Assis- Jaque Funo, Feijão & Cia, Fátima Spera Ateliê e Decore Coisas de Casa.

Caso queira fazer sua contribuição via pix, a chave é 18997844158, em nome de Maria Carolina Alves de Almeida. Para doação de materiais ou maiores informações, podem acessar este mesmo contato.

Receba nossas notícias em primeira mão!