Buscar no site

Santa Casa de Assis: 36305 dias em prol à saúde

Por Fernando de Freitas Nascimento

  • 20/04/23
  • 10:00
  • Atualizado há 53 semanas

47/118

"Como hospital filantrópico, prestar assistência à saúde com ética, qualidade, tecnologia, responsabilidade social e o compromisso em superar as expectativas do cliente".

Mais de 100 anos salvando vidas de assisenses e de moradores de toda a região, com excelência e humanização. Uma verdadeira história de amor com a cidade, desde 7 de dezembro de 1919. Hoje, no nosso Especial Assis, uma história de amor contada em 118 capítulos, vamos falar da Santa Casa de Misericórdia de Assis.

Surgiu por iniciativa do juiz da comarca Vasco Joaquim Smith de Vasconcelos, realizada com o apoio de toda a comunidade assisense. Foi o primeiro hospital da cidade, construído no patrimônio do "Pão dos Pobres de Santo Antônio", desejo do doador do terreno, o Capitão Francisco de Assis Nogueira. Em sua primeira década de funcionamento, foi assistida pelo Dr. Lycurgo de Castro Santos, cunhado de Smith e futuro vereador e prefeito da cidade.

Em 1931, houve a primeira ampliação do prédio. O Bispo Diocesano de Assis, Dom José dos Santos, passou a direção da entidade para as Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo. Com o passar dos anos, a entidade passou por outras transformações e ampliações.

Como a criação da Maternidade Nossa Senhora das Vitórias, em 1951. Possui uma equipe de ginecologistas e obstetras experientes e uma equipe multidisciplinar, composta por médicos e profissionais de enfermagem especializados em obstetrícia, capacitados para atender dos casos mais simples aos mais complexos. Atende a população de toda a região, de planos de saúde, particulares e SUS.

A Santa Casa de Assis é uma instituição filantrópica, privada, sem fins lucrativos e detentora do CEBAS - Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Sociais na área da Saúde. Desde 2011 é uma Organização Social de Saúde - OSS e em 2016 recebeu Certificação Ouro pelo Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão - Cealag no Programa de Revitalização, do Grupo CPFL Energia.

Hoje, é constituída por uma Irmandade, cujo número ilimitado de membros (Irmãos) compõe a Assembleia Geral. Sua administração é exercida por essa Assembleia Geral, um Conselho de Administração, um Conselho Fiscal e uma Diretoria Executiva. Integra também a direção da Santa Casa o Bispo Diocesano de Assis, como Presidente Nato da Assembleia Geral. A Provedoria é constituída pelo Provedor, Vice-Provedor e demais diretores, sendo este um Órgão Executivo. Todos os membros que compõem diretoria e provedoria são voluntários e não recebem nenhum valor monetário ou vantagem pessoal pelo cargo. Toda gestão é baseada no Planejamento Estratégico orientada por processos.

A Santa Casa de Assis conta com um dos Complexos Hospitalares mais completos e modernos da região, tendo Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, Maternidade, Centro Cirúrgico, Centro Cirúrgico Obstétrico, Centro Avançado de Ortopedia, Hemodinâmica, Internação Clínica e Cirúrgica, Pediatria, Unidade de Terapia Intensiva - UTI, Exames de Diagnóstico por imagem e Laboratório de Análises Clínicas.

Está em fase de construção o Centro Avançado de Oncologia, para oferecer aos pacientes oncológicos de Assis e região a opção de tratamento sem necessidade de viajar grandes distâncias, projeto iniciado em 2018.

Fachada antiga da Maternidade de Assis
Fachada antiga da Maternidade de Assis

Maternidade Santa Casa de Assis Nossa Senhora das Vitórias
Maternidade Santa Casa de Assis Nossa Senhora das Vitórias

Todos são convidados para serem parceiros financeiros para a conclusão total do projeto, com a doação de valores espontâneos, serviços, materiais ou equipamentos. Interessados em participar desta 'santa causa' podem contatar a área de Captação de Recursos pelo telefone (18) 3302 - 3315 ou doar pelo site www.santacasadeassis.org.br.

Todos os recursos recebidos são tratados com total transparência da execução e das prestações de contas, sendo aplicados criteriosamente e divulgados no Portal de Transparência. Todos os relatórios financeiros da Instituição ainda são rigorosamente auditados, internamente e externamente, inclusive pelo Tribunal de Contas.

A Santa Casa de Misericórdia faz parte da nossa história. A todos eles, nosso muitíssimo obrigado.

Atual fachada da Santa Casa de Assis
Atual fachada da Santa Casa de Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!