Buscar no site

Saúde de Assis confirma Covid em paciente que teve velório e óbitos chegam a 7

O paciente tinha outras comorbidades e, segundo o atestado de óbito, morreu de infarto agudo do miocárdio (IAM) e insuficiência respiratória aguda, mas conforme o resultado oficial divulgado hoje, tinha Covid-19 presente em seu organismo

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 19/06/20
  • 11:00
  • Atualizado há 201 semanas

Nesta sexta-feira, 19 de junho, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Assis divulgou mais um boletim coronavírus.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Assis estão confirmados 114 casos de COVID-19, dos quais 84 pacientes estão curados e 23 permanecem em isolamento domiciliar.

A Saúde também confirmou o óbito de Osmar Rodrigues da Cruz, de 54 anos, que morreu em Assis em 15 de junho, com suspeita de COVID-19 e aguardava resultado. O paciente tinha outras comorbidades e, segundo o atestado de óbito, morreu de infarto agudo do miocárdio (IAM) e insuficiência respiratória aguda, mas conforme o resultado oficial divulgado hoje, tinha Covid-19 presente em seu organismo. Ainda segundo a pasta, o teste foi realizado na modalidade PCR e não teste rápido.

Com mais essa confirmação, Assis totaliza 7 óbitos de pacientes com Covid-19.

A reportagem foi procurada pela família do paciente, que questiona o diagnóstico, reafirmando que ele faleceu vítima de infarto.

Leia mais: Família de Assis questiona diagnóstico de Covid e consegue velar homem com problema cardíaco

Segundo o administrador do Cemitério Municipal de Assis, Fabiano Cavalcante, todos os protocolos de saúde foram tomados para o sepultamento do paciente.

"Desde o início o caso foi tratado como suspeita de Covid. Então adotamos todos os procedimentos para que houvesse a proteção contra o vírus. Entraram poucos familiares no Cemitério para que não houvesse possível transmissão da doença", afirma.

Divulgação - Osmar Rodrigues da Cruz tinha 54 anos, problemas cardíacos e atestou positivo para Covid-19 no organismo
Osmar Rodrigues da Cruz tinha 54 anos, problemas cardíacos e atestou positivo para Covid-19 no organismo

Veja como são feitos os sepultamentos de casos confirmados e suspeitos de COVID-19 em Assis

Desde o início da pandemia do COVID-19 em Assis, a Prefeitura segue as recomendações em relação aos cuidados para combater a transmissão do vírus junto à população, inclusive aos servidores que trabalham paramentados.

Atualmente são registrados 7 óbitos confirmados para a doença, cujos sepultamentos seguem os mesmos cuidados durante os enterros.

De acordo com o administrador do Cemitério Municipal da Saudade, Fabiano Cavalcante, para os óbitos confirmados ou suspeitos do novo Coronavírus não há nenhum lugar exclusivo para os sepultamentos, ou seja, são feitos na sepultura da própria família.

"Porém em casos de sepultamentos em jazigos, os mesmos não ocorrerão devido à exposição dos coveiros aos gases dentro dos jazigos. Nesse caso, a Prefeitura poderá disponibilizar uma sepultura social ou a família indicar alguma sepultura de outro familiar", explicou Fabiano.

Segundo ele, a Prefeitura sempre disponibilizou sepultura social para as famílias que não têm condições financeiras de adquirir uma sepultura particular, ou quando a sepultura da família tiver um ente querido que foi sepultado recentemente no local.

Boletim Coronavírus

Já foram notificados desde o início da pandemia 608 pessoas, das quais 351 testaram negativo para a doença e outros 143 aguardam resultado.

Hoje há 3 pacientes - uma mulher e dois homens, moradores de Assis, internados em UTI com suspeita de COVID-19.

Todos os pacientes divulgados, com casos confirmados, negativos ou óbitos, assim como internados, são residentes em Assis.

Pacientes de outros municípios atendidos em Assis não são computados nesses dados, e sim no município de origem.

Entre as medidas que devem ser adotadas para evitar a transmissão do Coronavírus estão manter todos os protocolos de higiene, ficar em casa, se possível, e usar máscaras ao sair de suas residências, medida já obrigatória em todo o Estado de São Paulo e no Município de Assis.

Receba nossas notícias em primeira mão!