Buscar no site

Usina de Geração de Energia: Projetos de engenharia são apresentados e primeira etapa das obras já tem data marcada

Assessoria CIVAP

  • 08/08/23
  • 08:00
  • Atualizado há 37 semanas

Na última quarta-feira, 26, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema e a empresa BAL CIVAP SPE, ganhadora do certame que gerou a PPP, deram mais um passo importante rumo à sustentabilidade energética e ao tratamento adequado de resíduos sólidos urbanos (RSU). Em uma reunião realizada na sede da BAL CIVAP SPE, em Assis, foram apresentados os projetos de engenharia para a instalação da primeira usina de geração de energia elétrica a partir de resíduos sólidos urbanos no Brasil.

A usina será instalada em Palmital/SP, município estrategicamente escolhido pela logística regional favorável para atendimento aos outros municípios participantes do projeto, e também, por este local, atender às condicionantes das legislações ambientais vigentes, que imputam na necessidade de empreendimentos que realizem a destinação ou armazenamento de resíduos sólidos, devem estar distantes a um raio de 20 quilômetros de aeródromos e aeroportos.

O encontro contou com a presença de representantes da empresa responsável pelo projeto, incluindo o Diretor Técnico Luciano Infiesta, o Diretor Presidente Renan Perlingeiro e o Gerente Operacional Leandro Dias. Pelo CIVAP, estiveram presentes a Diretora Executiva Ida Franzoso de Souza, a Gerente de Projetos Celia Aparecida e o Assessor de Comunicação João Vitor Franco. O Prefeito de Tarumã e ex-presidente do consórcio, Oscar Gozzi, também marcou presença, uma vez que foi o responsável pela assinatura do projeto em 2022.

O Prefeito de Tarumã e ex-presidente do consórcio, Oscar Gozzi, Diretora Executiva Ida Franzoso de Souza e representantes da empresa
O Prefeito de Tarumã e ex-presidente do consórcio, Oscar Gozzi, Diretora Executiva Ida Franzoso de Souza e representantes da empresa

Durante a reunião, foram apresentados os projetos de engenharia da instalação da usina e discutidos os detalhes técnicos do empreendimento. O cronograma de entregas do projeto demonstra o compromisso do consórcio, dos municípios e da empresa em cumprir os prazos estabelecidos e em alcançar as metas propostas.

O projeto é resultado de anos de planejamento conjunto do CIVAP e dos municípios consorciados, que enxergaram a necessidade de dar uma destinação adequada aos RSU gerados na região. Atualmente, esses resíduos demandam grandes espaços, como aterros, para seu armazenamento, o que gera preocupações ambientais, urbanas e econômicas.

A solução encontrada foi desenvolver a primeira usina de geração de energia elétrica do país, a partir de resíduos sólidos urbanos, sem a necessidade de queima desses materiais.

1ª ETAPA PARA INÍCIO DAS OBRAS JÁ TEM DATA MARCADA

O evento, que marca a primeira etapa do início das obras da CTGE - Central de Tratamento e Geração de Energia com RSU "Eng. Roberto Infiesta" está marcado para o dia 25 de agosto de 2023. O momento será marcado por um ato oficial, que contará com a presença dos municípios consorciados, autoridades locais e outros representantes envolvidos no projeto.

O avanço desse projeto é um marco para a região e para o país, pois coloca o Vale do Paranapanema como uma referência em sustentabilidade e inovação na geração de energia elétrica. Além disso, essa iniciativa pode servir como inspiração para outras regiões do Brasil que buscam soluções mais limpas e eficientes para o tratamento de resíduos e a produção de energia.

Com a instalação da usina de geração de energia com RSU, o CIVAP e seus municípios consorciados reforçam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a preservação do meio ambiente, abrindo caminho para um futuro mais promissor e consciente em relação ao uso dos recursos naturais.

Receba nossas notícias em primeira mão!