Buscar no site

Verão aumenta ocorrência de afogamento; bombeiro faz alerta

Período de calor expõe crianças e adultos ao risco em piscinas, cachoeiras e praias

Redação AssisCity

  • 21/01/22
  • 16:00
  • Atualizado há 117 semanas

O verão e as altas temperaturas trazem uma grande procura por praias, piscinas, rios e cachoeiras para pessoas se refrescarem e aproveitarem a época do ano.

Mas, de acordo com o Sargento Lindolfo, do Corpo de Bombeiros de Assis, essa também é a época que mais há registros de casos de afogamento em crianças e adultos.

Como orientação aos pais, o Sargento Lindolfo pede redobramento de atenção para visitas a esses locais. "Nós pedimos atenção, que não confie em boias, pois são materiais fáceis de furar, e podem ocasionar o afogamento da criança", orienta.

Para os adultos é importante evitar o consumo de alimentos pesados antes de entrar na água e nem fazer o consumo de bebidas alcoólicas.

Sargento Linfolfo também fala da importância e de como fazer salvamento em água.

"Caso você veja alguém se afogando, é muito perigoso tentar salvar a pessoa sem ter treinamento de socorro. Por isso, o indicado é jogar objetos que possam fazer a vítima flutuar na água e acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente", explica o Sargento.

Após o socorro, caso a pessoa seja socorrida e não esteja respirando, é indicado fazer uma massagem de reanimação no tórax da vítima, posicionando as mãos entre os mamilos da pessoa e pressionar 100 vezes por minuto sem parar. "É um ato fácil e que pode salvar a vida da vítima, até a chegada do socorro", diz.

Por fim, Sargento Lindolfo pede que ao solicitar o resgate do Corpo de Bombeiros que a pessoa informe endereço, cidade e ponto de referência, já que as chamadas caem diretamente na central de Bauru.

Receba nossas notícias em primeira mão!