De acordo com o oftalmologista Renato Mourad, hoje no Brasil cerca de 13 milhões de pessoas são portadoras da diabetes, dos tipos 1 e 2, e muitos desenvolvem quadros de cegueira.”Dentro dos estudos da oftalmologia a gente percebe que 90% dos pacientes que são portadores do diabetes tipo 1 e 60% dos portadores da diabetes tipo 2, em algum momento vão desenvolver uma doença no olho, que a gente chama de retinopatia diabética, que se não tratada ou se for diagnosticada tardiamente pode até levar a cegueira”, ressaltou.
Segundo o médico, o diagnostico inicial é muito importante para que seja feito o tratamento adequado e dessa forma não levar a quadros tão graves. Ele explica que o essencial é que assim que o paciente descobrir a diabetes, comece a se preocupar com problemas nos olhos.
“A partir do momento em que o paciente é diagnosticado com diabetes, tem que ser feito um controle rigoroso de exame no fundo do olho, porque geralmente a diabetes acaba causando lesões na retina, que é uma estrutura que fica no fundo do olho”, disse.
O especialista garante ainda que se detectada precocemente, é possível que o diabético evite a cegueira, através de diversos tratamentos. Segundo Renato, também é possível reverter a situação quando o quadro ainda não está agravado.
“Se a gente fizer o diagnóstico precoce dessa doença no fundo do olho, existem tratamentos para isso, em alguns casos aplicações de laser, aplicações de algumas substâncias novas que a gente já tem no mercado, em casos um pouco mais sérios já a cirurgia, mas quanto mais precoce for o diagnostico e a gente fizer o tratamento, com certeza a gente consegue retardar ou até evitar os efeitos da diabetes na visão”, finalizou.











