A Polícia Civil de Assis confirmou que a prisão temporária do então secretário municipal de Planejamento, Obras e Serviços de Assis, Leandro Gabrigna, integra a Operação “Veritas Vincit”, deflagrada para investigar o crime praticado contra o vereador Fernando Sirchia, presidente da CPI dos Combustíveis. Segundo apuração do Portal AssisCity, a ação integra o inquérito que investiga as ameaças de morte contra o parlamentar.
De acordo com a corporação, as investigações apontam que o crime teve motivação político-administrativa e indicam, em tese, a participação de pessoas ligadas ao alto escalão da Administração Pública Municipal na articulação, planejamento e execução da ação criminosa.

O comunicado foi divulgado nesta segunda-feira, 13 de julho, pela Delegacia Seccional de Polícia de Assis e pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), responsáveis pelo inquérito.
Segundo a Polícia Civil, os elementos reunidos durante a investigação demonstram que o caso não se trata de uma ação isolada do executor material. As diligências permitiram identificar outros investigados que, em tese, participaram da idealização, contratação, coordenação e execução do crime, circunstâncias que embasaram os pedidos de prisões temporárias e mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça.
Primeira fase da operação foi mantida em sigilo
A Polícia Civil informou que a primeira fase da Operação “Veritas Vincit”, realizada em 7 de julho, foi mantida sob sigilo para não comprometer o andamento das investigações.
Na ocasião, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo. Durante as diligências, foram apreendidas vestimentas e aparelhos celulares que passaram por análise pericial.
Segunda fase teve prisão de secretário
Com o avanço das investigações, a Polícia Civil deflagrou nesta segunda-feira a segunda fase da operação.
Foram cumpridos mais dois mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão em Assis. Entre os presos está o então secretário municipal de Planejamento, Obras e Serviços, Leandro Gabrigna, que foi detido em sua residência, onde também foi cumprido mandado de busca e apreensão.
Além disso, um dos mandados de busca foi executado nas dependências da Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços, em razão dos elementos produzidos durante a investigação. A Polícia também apreendeu aparelhos celulares e outros materiais que serão submetidos à perícia.

Investigação continua
Apesar das prisões já efetuadas, a Polícia Civil informou que o inquérito segue em andamento. As próximas etapas incluem a análise do material apreendido durante as operações, com o objetivo de esclarecer completamente a dinâmica dos fatos, identificar eventuais coautores, partícipes e beneficiários da ação criminosa e apurar as respectivas responsabilidades penais.
O nome da operação, “Veritas Vincit”, expressão em latim que significa “A Verdade Vence”, simboliza, segundo a Polícia Civil, o compromisso da instituição com uma investigação técnica, imparcial e baseada em provas.
Prefeitura exonerou secretário
Horas após a operação policial, a Prefeitura de Assis publicou no Diário Oficial o Decreto nº 10.067, de 13 de julho de 2026, exonerando Leandro Gabrigna do cargo de secretário municipal de Planejamento, Obras e Serviços.

Em nota oficial, a administração informou que a decisão foi adotada para preservar a normalidade dos serviços públicos, a transparência administrativa e a adequada apuração dos fatos pelas autoridades competentes. A Prefeitura também afirmou que a exoneração possui caráter exclusivamente administrativo e não representa ant
Relembre o caso
O crime aconteceu no dia 23 de março deste ano. Segundo relato feito por Fernando Sirchia na ocasião, ele havia acabado de chegar em casa após cumprir compromissos políticos quando foi surpreendido por um homem que se apresentou pelo interfone como pesquisador. Ao abrir o portão, o suspeito sacou um revólver calibre 38 e apontou a arma para o peito do vereador.
Durante a ação, o aparelho celular do parlamentar foi roubado. Após o episódio, Sirchia foi escoltado até a Delegacia Seccional de Polícia de Assis para registrar a ocorrência. Dias depois, anunciou o afastamento temporário do mandato por 30 dias, afirmando que a preocupação com sua segurança e a de seus familiares foi determinante para a decisão.
O vereador é presidente da CPI dos Combustíveis, comissão que investiga possíveis irregularidades no abastecimento da frota municipal.










