Em comemoração aos 120 anos de Assis, o Portal AssisCity, em parceria com o renomado jornalista Walter Gonçalves Filho, lança seu mais novo projeto jornalístico e histórico: o Projeto Personalidades. A proposta é valorizar figuras que contribuíram significativamente para a educação, cultura e identidade do município ao longo de sua trajetória.
A partir desta primeira semana de julho, o portal publicará uma série com quatro reportagens especiais, cada uma dedicada a uma personalidade marcante que viveu em Assis e deixou um legado relevante para a cidade. Como forma de imortalizar o projeto, os seguintes lugares receberam uma placa com um QR CODE que redirecionará quem passar pelos locais para as matérias produzidas pelo AssisCity, são eles: Museu de Arte Primitiva de Assis (MAPA), Ginásio Municipal de Esportes de Assis (GEMA), Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Assis (UNESP), Teatro Municipal de Assis e a casa onde a Helenira Rezende viveu.

Entre os homenageados está o ilustre bailarino assisense Joshey Leão, cuja a reportagem foi escrita por Elielton de Oliveira, que conversou com o sobrinho de Joshey, José Leão de Carvalho Neto. O renomado pintor assisense Ranchinho, com a reportagem assinada pela jornalista Ana Almeida, que também conversou com o sobrinho Juvenil José da Silva.

O projeto também resgata a história esportiva da cidade com uma matéria dedicada à jogadora de basquete Maria Paula Gonçalves da Silva, a consagrada Magic Paula. A reportagem é da jornalista Amanda Antunes ouviu amigas de infância de Paula como Margareth Kantack, Giselda Durigan e a Prefeita Telma Spera, filha do treinador de basquete, Mirinho.

Encerrando esta série, o jornalista Walter Gonçalves Filho traz a história do sociólogo, escritor, ensaísta e professor universitário Antônio Cândido de Mello e Souza, um dos maiores intelectuais do Brasil no século XX. Para a reportagem especial, o jornalista conversou com estudiosos que estudaram sobre ele, como Benedito Antunes e a filha Ana Luísa Escorel, que confirmaram onde a família morou em Assis.
Além das reportagens escritas, o projeto inclui entrevistas em vídeo com familiares e pessoas próximas das personalidades homenageadas. As gravações foram produzidas e editadas pela jornalista Giovana Machado, reforçando o aspecto afetivo e humano da homenagem.
A coordenação geral da série é da jornalista e gestora do Portal AssisCity, Bruna Fernandes, que trabalhou em parceria com Walter Gonçalves Filho para a realização de pesquisas, entrevistas e também no mapeamento dos imóveis onde essas personalidades viveram e exerceram seus dons e talentos na cidade.
“O Projeto Personalidades é reconhecer o papel essencial do jornalismo na preservação da memória coletiva e na valorização da identidade local. Em um tempo onde a informação é cada vez mais instantânea e efêmera, dedicar tempo, pesquisa e sensibilidade para contar a história de quem construiu a cidade é um ato de respeito e compromisso com as próximas gerações”, comenta Bruna Fernandes.
Para o jornalista Walter Gonçalves Filho, o projeto “Personalidades”, além de resgatar a memória e a história de Assis, poderá também fomentar o turismo na cidade. “A homenagem por meio de placas nos endereços onde as personalidades moraram, é comum em cidades brasileiras e em países da Europa e nos Estados Unidos. É a memória sendo preservada e a história contada em muros ou em espaços, que tem a ver com a atividade do homenageado.
O Portal AssisCity convida todos os leitores a acompanharem, em julho, a série de reportagens especiais e a conhecerem mais sobre os personagens que ajudaram a construir a história de Assis ao longo de seus 120 anos.lçadas. Para esta e as futuras gerações de assisenses.”
| CONHEÇA MAIS SOBRE AS PERSONALIDADES HOMENAGEADAS |
| 1 – Sebastião Theodoro Paulino da Silva ficou popularmente conhecido como Ranchinho – pintor e desenhista autodidata se tornou referência na arte primitiva. Nasceu em Oscar Bressane e mudou-se ainda criança para Assis. (1923 – 2003) |
| 2 – José Leão de Carvalho Neto, conhecido como Joshey Leão, nasceu em Assis e iniciou na dança ainda jovem – tornou-se um dos maiores nomes do balé clássico do Brasil e foi reconhecido como o quinto melhor do mundo. (1927 – 1983) |
| 3 – Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, nasceu em Osvaldo Cruz e iniciou sua trajetória no basquete aos 12 anos, em Assis – tornou-se um dos maiores nomes da história do esporte feminino brasileiro. |
| 4 – Helenira Resende de Souza Nazareth nasceu em Cerqueira César e viveu em Assis por parte da infância – foi guerrilheira na luta contra a Ditadura Militar e morreu no Araguaia, tornando-se símbolo da resistência. (1944 – 1972) |
| 5 – Antonio Candido de Mello e Souza foi escritor e sociólogo – viveu em Assis de 1958 a 1960, onde fundou a Faculdade de Filosofia e fez a transição para a crítica literária, tornando-se um dos maiores intelectuais do país. (1918 – 2017) |
Agradecimentos
Como iniciativa alguma se faz sozinho, agradecemos as pessoas que, de pronto, apoiaram o nosso projeto, como os professores da Faculdade de Letras da Unesp. Benedito Antunes, Álvaro Santos Simões Junior e Sandra Aparecida Ferreira, o documentarista José Sanabria, o Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap/Unesp Assis), na pessoa do pesquisador Rodrigo Fukuhara, e os jornalistas Júlio Cezar Garcia e Roberto Cilo.
Um agradecimento especial é direcionado ao jornalista Marcos Barrero, autor do livro “Assis de A a Z – A Enciclopédia do Século”, que serviu como importante referência para o conteúdo das reportagens.
O Portal AssisCity também agradece ao Sr. Orozimbo Leão de Carvalho Neto, sobrinho de Joshey Leão, que diretamente de Fortaleza (CE) fez a doação de uma obra em bico de pena do bailarino, que será incorporada ao acervo da Secretaria Municipal de Cultura de Assis.










