Buscar no site

Dia do Turismo: Florínea se destaca com tradição cultural da centenária Folia de Reis

A cidade está concorrendo ao Top Destinos Turísticos

Redação AssisCity

  • 08/05/23
  • 14:00
  • Atualizado há 50 semanas

No dia 8 de maio, comemora-se o Dia do Turismo, e a cidade de Florínea se destaca como um destino turístico repleto de cultura e história, graças à sua tradicional Folia de Reis. Fundada em 1928 por Sebastião Alves de Oliveira, essa tradição secular encanta moradores e visitantes.

A Folia de Reis de Florínea é um ritual religioso e festivo que se inicia no dia 25 de dezembro, na casa do festeiro do ano. Nessa ocasião, as bandeiras que representam Jesus, São José e Santa Maria se encontram com os foliões e fiéis para rezas e cantorias em celebração ao nascimento do "Menino Jesus". Esse encontro marca o início de um emocionante giro pelas ruas da cidade, onde as bandeiras seguem caminhos diferentes, visitando famílias para agendar refeições e angariar prendas, como dinheiro, animais e bebidas, enquanto entoam versos que relembram acontecimentos passados e expressam gratidão.

divulgação - Palhaços da Folia de Santos Reis de Florínea - Foto: Divulgação/Prefeitura de Florínea
Palhaços da Folia de Santos Reis de Florínea - Foto: Divulgação/Prefeitura de Florínea

A Folia de Reis de Florínea é um tesouro cultural que atrai a atenção de turistas, devotos e admiradores. Tanto é assim que a cidade está concorrendo ao Top Destinos Turísticos 2023, na categoria de Turismo Cultural, graças a essa festividade tão especial. Para apoiar Florínea e votar nessa competição, basta acessar o link: https://votetop.com.br/voteagora/florinea. A participação de todos é fundamental para ajudar a cidade a conquistar esse reconhecimento merecido.

Além disso, em 2023, a Folia de Reis de Florínea teve a oportunidade de brilhar na WTM, a maior exposição de turismo da América Latina, realizada na cidade de São Paulo. Os foliões florinenses apresentaram-se com orgulho no stand do Estado de São Paulo, encantando todos os visitantes que passaram por lá e mostrando ao mundo a tradição cultural única de Florínea.

divulgação - Devotos dos Santos Reis comemorando a data - Foto: Divulgação/Prefeitura de Florínea
Devotos dos Santos Reis comemorando a data - Foto: Divulgação/Prefeitura de Florínea

Florínea é um destino turístico que combina história, cultura e tradição, proporcionando uma experiência enriquecedora aos seus visitantes.

divulgação - Passagem das bandeiras de Santos Reis - Foto: Divulgação/Prefeitura de Florínea
Passagem das bandeiras de Santos Reis - Foto: Divulgação/Prefeitura de Florínea

divulgação - Foliões cantam, tocam e rezam na data - Foto: Divulgação/Prefeitura de Florínea
Foliões cantam, tocam e rezam na data - Foto: Divulgação/Prefeitura de Florínea

Receba nossas notícias em primeira mão!