Buscar no site

'Ele é um milagre', afirma mãe de criança curada do câncer que estava em estado paliativo

Enzo Henrique Cordeiro Prado, de cinco anos, recebeu a biopsia no dia 6 de junho

Redação AssisCity

  • 08/06/22
  • 14:00
  • Atualizado há 98 semanas

Ser desacreditado pela medicina, entrar nos cuidados paliativos e não ter mais esperança de cura, são situações que pessoas que fazendo tratamento de câncer podem passar, assim como o pequeno Enzo Henrique Cordeiro Prado, de cinco anos, morador de Tarumã.

O menino foi diagnosticado aos dois anos de idade com um câncer raro, conhecido como Tumor de Wilms, que atinge os rins da criança.

Divulgação - Enzo durante o tratamento em 2019 - Foto: Divulgação
Enzo durante o tratamento em 2019 - Foto: Divulgação

De lá para cá a família de Enzo entrou na luta para buscar alternativas de cura para o pequeno, com tratamento em Ribeirão Preto, até batalha judicial foi travada já que o plano de saúde e o hospital não queriam dar continuidade em seu tratamento.

O câncer

O tumor maligno pareceu no rim de Enzo e logo depois enfrentou metástase no pulmão e na cabeça. De acordo com a mãe, Renata Cordeiro da Silva, o tratamento foi intenso, mas não fazia efeito.

"De 2018 a 2020 o meu filho lutou, fazia quimioterapia em Ribeirão Preto, Hospital Referência no tratamento, de 15 em 15 dias, viajávamos com ambulância cedida pela Prefeitura de Tarumã para lá e com a ajuda da população no custeio de alimentação, fraudas e remédios, mas então veio a notícia de que ele já não respondia mais ao tratamento", relembrou Renata.

Entenda: Criança de Tarumã enfrenta batalha contra câncer raro e precisa de ajuda da comunidade

Os cuidados paliativos podem ser feitos em casa, e busca aliviar as dores e sintomas da doença, já que o tratamento para a cura não faz mais efeitos e foi assim que Enzo voltou para a casa, desacreditado.

Divulgação - Enzo fazia tratamento de 15 em 15 dias em Ribeirão Preto - Foto: Divulgação
Enzo fazia tratamento de 15 em 15 dias em Ribeirão Preto - Foto: Divulgação

A cura

"Não tinha mais medicamentos para ele, então voltamos e ficamos em casa, nesse período o nosso milagre aconteceu. Os tumores que Enzo tinha no pulmão secaram, sumiram, sem explicação médica e hoje ele está curado, em nome do senhor", disse emocionada.

No documento enviado ao Portal AssisCity, a última biópsia realizada em Enzo, no dia 1° de junho de 2022, comunicou que 'há ausência de processo neoplásico nas amostras', ou seja, na amostra examinada não foram encontrados células ou outras características sugestivas de câncer.

Divulgação - Resultado da biopsia de Enzo - Foto: Divulgação
Resultado da biopsia de Enzo - Foto: Divulgação

A vida de Enzo

Mesmo em estado paliativo, da mãe e do pai Paulo Henrique Prado Oliveira, o pequeno Enzo fazia suas atividades rotineiras como ir para a escola e fazia todas as atividades normais.

"Ele é nosso milagre, meu único filho está curado, mesmo tendo diversas metástases no pulmão, hoje ele está saudável e vivendo do nosso lado", se emocionou a mãe.

Receba nossas notícias em primeira mão!