Buscar no site

Eleições 2024: Palmital tem dois pré-candidatos a prefeito confirmados e outros nomes cogitados

Até o momento, dois nomes despontam nos bastidores Galo e Baiano

Redação AssisCity

  • 28/01/24
  • 09:00
  • Atualizado há 12 semanas

O mais jovem prefeito de Palmital, Luis Gustavo, eleito aos trinta anos nas eleições de 2020 com aproximadamente 5 mil votos, possui grande apoio político e chega ao último ano de mandato pronto para disputar a reeleição e colher nas urnas o trabalho realizado durante o mandato. Em apuração realizada pelo Porta AssisCity, por meio de sua assessoria o prefeito preferiu não se manifestar justificando que o momento é inicial. Ele conta com o respaldo de pelo menos outros dois partidos que, anteriormente, estavam em posições contrárias.

Divulgação - Luís Gustavo Mendes, atual prefeito de Palmital - Foto: Divulgação
Luís Gustavo Mendes, atual prefeito de Palmital - Foto: Divulgação

Como oposição, Tê Biondi confirma sua pré-candidatura para as Eleições 2024. "Eu tenho a intenção, como gosto de política, a ideia é participar sim por meu nome à disposição e ser pré-candidato", afirma. Tê é advogado e filho de Braz Biondi que governou Palmital no início dos anos 1990. Ativo nas redes sociais e ligado aos tradicionais grupos de folia de reis, Tê participou das eleições de 2020, alcançando a terceira colocação com cerca de 2 mil votos. Naquela ocasião, ele foi candidato pelo Partido Republicanos, mas isso não deverá ocorrer novamente. "O grupo do prefeito assumiu o Republicanos e também o PSD, partido do ex-prefeito Ronqui", explica.

Bionde pretende formar um grupo para disputar a eleição em sintonia com os governos estadual e federal, "A ideia é nós formarmos um partido agora em fevereiro para lançar a pré-candidatura. Escolher um partido que seja base dos dois governos, federal e estadual", explica. Almejando alcançar a posição de chefe do executivo, ele expressa desacordo com a administração atual em Palmital. "Eu discordo veementemente com a maneira como Palmital vem sendo administrada", afirma.

Divulgação - Tê Bionde, pré-candidato a prefeito de Palmital - Foto: Divulgação
Tê Bionde, pré-candidato a prefeito de Palmital - Foto: Divulgação

Outro nome bastante comentado nos círculos políticos é o do vereador Carlos Eduardo da Silva, conhecido como Galo, do União Brasil. Filho do ex-vereador João Galo, ele foi eleito como o mais votado nas eleições de 2020 com 667 votos, estabelecendo uma margem de mais de 200 votos em relação ao segundo colocado.

Galo ainda não se decidiu se será pré-candidato. "Eu tive o convite, mas eu não respondi ainda. Estou pensando se vou aceitar ou não. Eu vou decidir nessas duas semanas. Eu tenho que ver com minha família e com o meu grupo", explica. Galo também conta com grande apoio do campo bolsonarista de Palmital. "Se eu for pré-candidato, eu vou representar a direita, defendendo os valores. Durante meu mandato eu procurei alianças com pessoas dessa ideologia", conclui. Em suas redes sociais, Galo possui fotografias com líderes da direita, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Divulgação - Carlos Eduardo da Silva, o Galo - Foto: Divulgação
Carlos Eduardo da Silva, o Galo - Foto: Divulgação

Ainda circula como possível nome para a pré-candidatura outro integrante da Câmara, o vereador Luis Antônio de Castro, do União Brasil, conhecido como Baiano Caminhoneiro. O Portal AssisCity tentou entrar em contato com o vereador para ouvir o seu posicionamento, mas até o fechamento da matéria as ligações não foram retornadas.

Divulgação - Vereador Luis Antônio de Castro, o Baiano Caminhoneiro - Foto: Divulgação
Vereador Luis Antônio de Castro, o Baiano Caminhoneiro - Foto: Divulgação

Há uma expectativa nos bastidores em relação à postura do ex-prefeito José Roberto Ronqui. Ele foi o segundo colocado na eleição de 2020 com 4416 votos, representando uma pequena diferença de menos de 5% para o primeiro colocado. Dono de importante capital político, ele declara que não será pré-candidato, "Não sou pré-candidato", enfatiza. Com relação a quem poderia apoiar no pleito, o político afirmou que neste momento não apoia ninguém.

Mesmo não estando na disputa pela prefeitura e sem manifestar apoio a qualquer pré-candidato, Ronqui prepara uma troca partidária dele e de seu grupo "Eu estou filiado, mas tiraram o meu partido, está com o prefeito atual. Eu vou sair do PSD, vou tirar uma porção de gente amiga também. Provavelmente eu vá para o PL", revela.

Divulgação - Ex-prefeito de Palmital José Roberto Ronqui - Foto: Divulgação
Ex-prefeito de Palmital José Roberto Ronqui - Foto: Divulgação

Sobre um possível nome a ser lançado após essa manobra, ele diz, sem revelar quem seria, que há um vereador, mas não sabe se será confirmado.

As eleições municipais de 2024 ocorrerão em 06 de outubro.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias