13 de Agosto de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Festa do Menino da Tábua de Maracaí é cancelada

Prefeito pede compreensão e segue medidas sanitárias para cancelar o evento

O prefeito de Maracaí, Eduardo Sotano, o Tatu, informou em suas redes sociais nessa sexta-feira, 31, que a tradicional Festa do Menino da Tábua, realizada anualmente no último domingo de agosto, foi cancelada em função da pandemia do novo Coronavírus, e, como de costume, há muitos fieis e aglomeração de pessoas.

A Festa do Menino da Tábua é uma das maiores peregrinações de fé do Brasil, além de romeiros de outros países, e anualmente milhares de pessoas visitam o túmulo de Antonio Marcelino, conhecido como Menino da Tábua, por ter passado sua vida em cima de uma tábua em função de limitações físicas, até sua morte em 1945. A ele são atribuídos muitos milagres.

Divulgação - Fiéis anualmente visitam a festa do Menino da Tábua
Fiéis anualmente visitam a festa do Menino da Tábua


Ele está sepultado em uma capela, no Cemitério Municipal de Maracaí, e essa tradição de visitação já se estende por mais de 30 anos. Na capela uma uma sala de promessas e milagres.

Divulgação - Sala de Milagres do Menino da Tábua
Sala de Milagres do Menino da Tábua


Na Festa do Menino da Tábua do ano de 2019, Juraci, moradora de São Paulo, foi até Maracaí pagar uma promessa feita há 30 anos. "Há 30 anos, quando meu neto nasceu, eu fiz uma promessa para a sua recuperação de vir visitar o túmulo do Menino da Tábua. Ele se salvou e atualmente está muito bem, vivendo na Itália. Somente agora consegui cumprir com minha promessa, e estou muito emocionada por estar aqui. Eu tinha medo de não conseguir cumprir minha promessa, mas graças a Deus hoje consegui vir. Viajei até a cidade de Bandeirantes e com um grupo de romeiros vim para Maracaí”, contou a fiel no ano passado.

Divulgação - Este ano a festa não acontecerá por conta da pandemia do COVID-19
Este ano a festa não acontecerá por conta da pandemia do COVID-19


O prefeito Tatu, pede a compreensão dos fieis pelo cancelamento da Festa: "Agradecemos a compreensão de todos aqueles que todos os anos vêm visitar nossa cidade na Festa do Menino da Tábua. Quando for seguro estaremos prontos para receber a todos com a hospitalidade, carinho e acolhimento que são característicos dos maracaienses".

Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM