Buscar no site

Moradores de Tupã perdem mais de 30 mil reais em golpes aplicados pela internet; veja como se proteger

Confira algumas dicas para se proteger contra os golpes aplicados pela internet.

Informações das Rádios Tupã e Nova Tupã

  • 30/12/22
  • 10:00
  • Atualizado há 69 semanas

Moradores de Tupã perdem mais de 30 mil reais em golpes aplicados pela internet; veja como se proteger (Foto/Reprodução)
Moradores de Tupã perdem mais de 30 mil reais em golpes aplicados pela internet; veja como se proteger (Foto/Reprodução)

Com o avanço da internet, os bandidos estão cada vez mais espertos na hora de aplicar golpes virtuais. Anos atrás, os crimes eram de cheques sem fundo e falsificados, ou então, o famoso bilhete premiado. Atualmente, as estratégias criminosas evoluíram e eles clonam WhatsApp, cartões de crédito, enviam boletos falsos, entre outros.

Para se ter uma ideia, em Tupã (SP), todos os dias a Central de Polícia Judiciária (CPJ) registra pelo menos uma ocorrência de estelionato virtual, assim explica o delegado responsável, Dr. Paulo César Pardo Soares, durante entrevista.

"O crime evoluiu. Quando entrei para a polícia em 1986, a modalidade do estelionato era cheque sem fundo, falsificado e bilhetes premiados. Esse tipo de estelionato está acabando e quase não existe mais. O que está acontecendo é que todos os dias entra alguém na delegacia vítima de golpe de estelionato virtual", comentou o delegado.

Dr. Paulo César Pardo Soares contou que, recentemente, uma mulher esclarecida caiu em um desses golpes e perdeu mais de 30 mil reais. 

"Recentemente, uma moça esclarecida, perdeu mais de 30 mil reais. Já aconteceu de pessoas pagarem um carro 0km, onde o estelionatário encaminhou um boleto falso com as características da empresa que ia receber o dinheiro, só que o código de barras direcionava o dinheiro para outra conta. Então, é necessário tomar cuidado", detalhou.

É necessário destacar que diferente do que muitos pensam não são apenas idosos que caem nesse tipo de golpe, segundo o delegado, pessoas de todas as idades comunicam ser vítimas de estelionato virtual. Isso porque as estratégias criminosas variam desde a criação de boletos falsos e clonagem de WhatsApp, até ofertas vantajosas demais. 

Confira algumas dicas para evitar ser vítima de golpe na Internet:

- Verifique se a loja disponibilizou as informações obrigatórias por lei ( CNPJ; Razão Social; Endereço da sede da empresa; Telefone; E-mail ou formulário para contato.);

- Consulte o CNPJ da loja no site da Receita Federal;

- Pesquise a reputação da loja no Reclame Aqui; 

- Cuidado com ofertas muito vantajosas: o barato pode sair caro. Desconfie de preços abaixo do mercado!

- Sempre use antivírus e o mantenha atualizado;

- Não clique em links suspeitos, esses links podem servir para invadir o seu computador e roubar os seus dados;

- Verifique a veracidade nos sites por onde você navega;

- Sempre realize transações eletrônicas dentro do ambiente do site de compra; nunca por WhatsApp ou e-mail.

Receba nossas notícias em primeira mão!